2 eventos ao vivo

Fórum Internacional Software Livre começa hoje em Porto Alegre

21 jul 2010
09h20
atualizado às 11h52

Começa nesta quarta-feira em Porto Alegre a 11ª edição do Fórum Internacional Software Livre - fisl11, tido como o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. No ano passado, o fisl reuniu 8 mil pessoas em mais de 300 atividades. Este ano, a proposta é que o evento, mais que um encontro, se torne uma rede social autonôma, livre e personalizada.

Edição de 2010 reuniu cerca de 8 mil pessoas em mais de 300 atividades (na foto, o encerramento)
Edição de 2010 reuniu cerca de 8 mil pessoas em mais de 300 atividades (na foto, o encerramento)
Foto: Cristiano Sant''''Anna/indicefoto.com / Divulgação

"Utilizando o Noosfero, a primeira plataforma web livre desenvolvida no Brasil para redes sociais, e integrado ao portal do software livre, você além de ficar informado e acompanhar tudo o que vai acontecer no fisl11, também poderá interagir e colaborar com a produção de conteúdo.Tudo o que for inserido na plataforma web pode ser compartilhado de forma colaborativa.", como explica o site oficial do evento softwarelivre.org/fisl11).

Até 9h, mais de 4 mil participantes já haviam sido registrados. As atividades começam nesta manhã, com palestras, debates e oficinas. Os temas vão da robótica ao jornalismo na era da internet, abordando ainda diferentes linguagens e plataformas, jogos, multimídia e streaming, gerenciamento de dados, segurança, educação e inclusão digital e muitos outros. A partir da quinta-feira estarão abertas ao público a feira, exposição e mostra de negócios.

O Festival de Cultura Livre é um dos destaques, com eventos descentralizados que discutem a música livre além de festas e shows. Neste ano, a socióloga Teresinha Quadros estará no fisl fazer uma pesquisa com o objetivo de estudar a comunidade do software livre e tralar um perfil dos usuários e defensores.

A abertura oficial do evento será às 18h com a presença de autoridades e da comunidade software livre. O fisl11 se realiza no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e termina neste sábado, 24. O Terra TV vai transmitir na íntegra e ao vivo as palestras do fisl11. Clique aqui e acompanhe ao vivo o fisl11.

Fonte: Redação Terra
publicidade