Internet

publicidade
31 de julho de 2012 • 17h01 • atualizado às 17h35

Fotógrafa quer viajar pelo mundo clicando amigos do Facebook

Tanja Hollander já visitou mais de 250 contatos do Facebook para fazer retratos
Foto: Tanja Hollander / Divulgação
 

A fotógrafa norte-americana Tanja Hollander tem viajado pelos Estados Unidos para retratar amigos do Facebook em seus próprios lares. De acordo com o site Mashable, ela já clicou mais de 250 amigos e se prepara para fazer viagens internacionais para dar continuidade à obra, que batizou como The Facebook Portrait Project.

Hollander deu início ao projeto no início de 2011, depois ter passado a última noite do ano de 2010 conversando no chat do Facebook com um amigo que estava em Jacarta, na Indonésia, e escrevendo uma carta para uma outra pessoa, que estava no Afeganistão.

"Passei a pensar muito sobre amizade e relacionamentos, e sobre como nos comunicamos uns com os outros no século XXI", disse a fotógrafa, acrescentando: "Comecei a listar meus amigos no Facebook e percebi que eles estavam em todo o mundo. Como fotógrafa, eu me perguntava se isso seria um assunto fotografável."

Hollander nunca havia encontrado pessoalmente muitos de seus contatos no Facebook, e isso lhe instigava. "Pensei que as pessoas eu nunca tinha visto antes, na 'vida real', seriam as mais difíceis, mas acabei fazendo alguns novos grandes amigos - o que foi tão chocante", revelou ela.

Nas imagens já compartilhadas em um álbum no Google Plus, Hollander aponta como se conectou a cada um dos retratados, há quanto tempo os conhece e que interesses divide com eles.

O plano da fotógrafa é retratar todos os 626 amigos aos quais está vinculada através da maior rede social do mundo. Para financiar as próximas visitas, Hollander está com uma campanha para arrecadação de verba via crowdfunding no site de seu projeto.

Terra