1 evento ao vivo

Fundador da Wikipedia é premiado pela Fundação Nokia

4 nov 2009
20h08

A Fundação Nokia concedeu nesta terça-feira seu prêmio anual ao criador da Wikipedia, Jimmy Wales, "por suas contribuições para a evolução da Worl Wide Web como uma plataforma participativa e verdadeiramente democrática", de acordo com comunicado da fundação.

Enciclopédia online tem cerca de 14 milhões de artigos em mais de 260 idiomas
Enciclopédia online tem cerca de 14 milhões de artigos em mais de 260 idiomas
Foto: Reprodução

» Lançamento permite carregar Wikipedia no bolso
» Médico é investigado por publicar teste na Wikipedia
» Queda de contribuições põe em risco qualidade da Wikipedia
» Siga o Terra no Twitter

Para a Fundação, Wales é "um indivíduo que tem contribuido de forma singular para acelerar a colaboração online e a interação de milhões de pessoas em todo o mundo, assim como para democratizar a troca de informações".

Desde sua criação, em 2001, a Wikipedia evoluiu graças a colaborações espontâneas dos internautas, até converter-se em um dos sites mais consultados na internet, com uma média de 330 milhões de visitas ao mês.

Atualmente, a enciclopédia online reúne cerca de 14 milhões de artigos em mais de 260 idiomas, e conta com cerca de 75 mil colaboradores ativos que escrevem ou corrigem continuamente essa enorme quantidade de informação.

Além do prêmio, no valor de 10 mil euros (equivalente a quase R$ 26 mil), a Fundação Nokia também deu 77 bolsas (num valor total de 385 mil euros, equivalente a pouco mais de R$ 985 mil) a estudantes de pós-graduação em tecnologia da informação e telecomunicações, para ajudá-los a terminar o doutorado.

A Fundação Nokia é uma organização independente criada em 1995 na Finlândia com o objetivo de promover o desenvolvimento científico das tecnologias de informação e comunicação.

Entre os ganhadores do prêmio anual da Fundação figura Linus Torvalds, criador do sistema operacional livre Linux, que recebeu a distinção em 1997.

EFE   
publicidade