0

GIFs animados viram arte em exposição coletiva em Londres

25 mai 2012
16h02
  • separator

Os GIFs voltaram com tudo hoje em dia principalmente como forma de piada, mas uma galeria de Londres exibe trabalhos de artistas que levam as imagens em movimento a sério. A The Photographers' Galley exibe 40 GIFs criados especialmente para a mostra por profissionais da arte, muitos dos quais lidaram com o formato digital animado pela primeira vez, segundo o Mashable.

Inicialmente, 40 GIFs integram a mostra, que selecionará contribuições do público também
Inicialmente, 40 GIFs integram a mostra, que selecionará contribuições do público também
Foto: Reprodução

"Em um mundo onde a maioria das câmeras digitais faz vídeos em alta definição, as tecnologias digitais levam a questionamentos sobre o que é uma fotografia e como a interpretamos", explica Katarina Sluis, curadora da exposição Born in 1987: The Animated GIF. A mostra de GIFs é a primeira de uma série sobre arte digital. "Nossa estreia abarca o GIF animado como uma imagem única baseada na tela", resume.

Os GIFs selecionados para a exposição serão exibidos em uma tela do tamanho de uma porta de garagem, com 2,7 m por 3 m, no espaço The Wall da galeria londrina. Nas últimas semanas da mostra no local, as peças dos artistas se misturam a GIFs originais criados pelo público e selecionados a partir da hashtag #bornin1987 no Tumblr. As imagens em exibição na Born in 1987: The Animated GIF podem ser vistar no site oficial.

Como o nome da exposição sugere, o Graphics Interchange Format (GIF) nasceu em 1987, mas apenas recentemente começou a ser explorado como arte. "(Os GIFs) atraem atenção. Eles piscam e ondulam. Eles 'gaguejam'. Os GIFs são usados por pequeno grupo de artistas dentro dos que trabalham com criação de imagens", explica Paddy Johnson, da Denison Universidade, que foi curador de outra exposição de GIFs, nos Estados Unidos, segundo o Mashable.

Veja também:

Por que o Facebook bloqueou conteúdos na Austrália?
Fonte: Terra
publicidade