2 eventos ao vivo

Google comemora 200 mi de usuários no aniversário do tradutor

26 abr 2012
19h25
atualizado em 27/4/2012 às 09h55

O Google comemorou nesta quinta-feira o sexto aniversário de seu tradutor online, com a notícia de que mais de 200 milhões de pessoas por mês usam esse serviço gratuito, e anunciou também a venda de seu programa de modelos em 3D SketchUp.

"Em um dia qualquer teremos traduzido tantos textos que caberiam em 1 milhão de livros", disse o engenheiro Franz Ochm encarregado do Google Translate, em um blog. "Imaginamos um futuro no qual todos possam consumir e compartilhar qualquer informação, sem importar o idioma original", completou.

Och trabalhou como investigador no Exército americano antes de se unir ao gigante da internet Google em 2003, onde se integrou a uma equipe voltada a aperfeiçoar o sistema de tradução no computador. O Google Translate, que permite aos usuários copiar ou escrever textos em uma janela para que sejam traduzidos rapidamente em outra, começou a funcionar em 2006 com inglês, chinês e árabe.

"Agora podemos traduzir até 64 idiomas, incluindo vários com pouca presença na internet, como bengali, basco, suaíli, iídiche e inclusive o esperanto", afirmou o Och no translate.google.com. O uso do tradutor automático ocorre cada vez mais através dos telefones inteligentes e 92% do acesso à página é feito fora dos Estados Unidos, segundo dados do Google.

O serviço de tradução online do Google maneja a cada dia um volume de texto equivalente a 1 milhão de livros, informou a companhia, afirmando que traduz em um único dia o que todos os tradutores profissionais humanos fariam em um ano.

Por outro lado, nesta quinta-feira a empresa também anunciou a venda - a um preço não revelado - de seu programa SketchUp, usado entre outros por arquitetos e engenheiros para fazer modelos de edifícios em 3D. O comprador será a empresa californiana Trimble, criada em 1978 e especializada em programas de cartografia e guias.

"A Trimble comprometeu-se a investir em nosso crescimento e estaremos em condições de inovar e desenvolver novas funcionalidades melhores do que nunca", afirmou o Google. O SketchUp é "uma das ferramentas para fazer modelos em 3D mais populares do mundo, com mais de 30 milhões de ativações apenas em 2011", segundo Google.

Com informações da EFE e AFP.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade