publicidade
07 de novembro de 2011 • 07h48 • atualizado às 09h01

Google comemora os 144 anos da cientista Marie Curie

Doodle homenageia a cientista que foi a 1ª mulher a receber um Prêmio Nobel
Foto: Reprodução
 

Com um doddle especial, o Google presta homenagem nesta segunda-feira à cientista Marie Curie, quando se completam 144 anos de seu nascimento. A química e física polonesa foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel (de Física, em 1903, juntamente com o marido, Pierre Curie, e Henri Becquerel) pelas descobertas a respeito da radioatividade.

E ela foi também a primeira pessoa a recebê-lo duas vezes: ganhou-o novamente em 1911, desta vez o de Química, pela descoberta dos elementos rádio e polônio. Sempre prioneira, Marie Curie foi ainda a primeira mulher a ocupar o cargo de professora de Física Geral na Faculdade de Ciências da prestigiada Sorbonne, em Paris, após seu marido ter morrido num acidente ferroviário em 1906.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e de personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do seu logo na página inicial do site de buscas. O primeiro Doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam fora do escritório e participavam de um festival. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. A equipe já criou mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.Para ver alguns dos doodles do terceiro trimestre de 2011, clique aqui.

Terra