13 eventos ao vivo

Google é acusado de invasão de privacidade por anúncios do Gmail

4 out 2013
16h13
atualizado às 16h13
  • separator
  • 0
  • comentários

O Google está sendo acusado de invadir a privacidade dos usuários do Gmail, por causa dos anúncios personalizados que exibe aos usuários do e-mail. Isso porque se as mensagens escritas ou recebidas mencionam casamentos, os anúncios vão sugerir lojas de aluguel ou compra de vestidos e ternos, por exemplo. As informações são do Business Insider.

<p>App do e-mail do Google foi atualizado recentemente para exibir anúncios como versão web do serviço</p>
App do e-mail do Google foi atualizado recentemente para exibir anúncios como versão web do serviço
Foto: Divulgação

Na verdade os anúncios sempre existiram e sempre foram nesse formato, e o Google explica que ninguém efetivamente lê os e-mails dos usuários, sendo o sistema anônimo e automático. Ainda assim, uma série de processos, recentemente reunidos em duas ações coletivas, pedem mais explicações a Mountain View, sob alegação de invasão de privacidade.

Dois juízes federais dos Estados Unidos deram sequência a um desses processos, segundo reportagem do New York Times citada pelo site especializado americano. A juíza Lucy H. Koh negou na quinta-feira um pedido de anulação do caso aberto em julho de 2011.

"O Google usa o Gmail como sua máquina secreta de mineração de dados, interceptando, armazenando e usando, sem consentimento, os pensamentos e ideias de milhões de americanos desavisados que transmitem mensagens de e-mail pelo Gmail", argumentava a ação, que o Google pediu fosse arquivada.

O advogado Alan Butler, do Centro de Informações de Privacidade Eletrônica, afirma que a ação pode ter impacto mais amplo do que apenas mudanças no Gmail e multa ao Google. "O caso poderia ter consequências a longo prazo para todos os serviços de e-mail, incluindo aqueles do Yahoo! e da Microsoft, e para a discussão de quão privados são os dados online", disse ao jornal americano.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/google/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/google/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;Google &amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade