1 evento ao vivo

Google é bloqueado na China continental

29 jul 2010
20h52
atualizado em 30/7/2010 às 09h13

O Google afirmou hoje que seu buscador está sendo bloqueado na China continental por razões ainda desconhecidas, em mais um episódio nas tensões entre o país e a empresa de internet.

O Google anunciou que seus usuários da China estão com o buscador da internet bloqueado quando tentam acessá-lo, mas não apresentou mais detalhes sobre o incidente.

Um porta-voz da empresa assinalou que o Google está ainda tentando obter informações sobre este bloqueio. Da mesma forma, o buscador de internet da empresa para telefones celulares e seu serviço de anúncios online também estão sendo bloqueados.

Esta é a primeira vez que isso ocorre desde que o Google deixasse de censurar os resultados de suas buscas na internet na China em março passado, uma decisão que representou o início da escalada de tensões entre a empresa e o Governo de Pequim.

Como ocorre com todas as demais empresas da internet que operam na República Popular da China, o Google devia se submeter às normas governamentais e filtrar os resultados das buscas que o Executivo considera "informação sensível", como no caso de termos como o massacre de estudantes de Praça da Paz Celestial, a repressão no Tibete e outras violações de direitos humanos.

O Google decidiu em março deixar de censurar os resultados e começou a redirecionar as buscas feitas na China continental a seu buscador com sede em Hong Kong.

No entanto, a companhia deixou de fazê-lo há duas semanas quando o Governo chinês ameaçou não renovar sua licença para operar no país.

EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade