Internet

publicidade
18 de novembro de 2011 • 08h52 • atualizado às 09h45

Google faz homenagem ao criador do daguerreótipo com doodle

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas
Foto: Reprodução
 

Nesta sexta-feira, a página inicial do Google traz um doodle em homenagem aos 224 anos do nascimento de Louis Daguerre. Louis Jacques Mandé Daguerre (18 de novembro de 1787 - 10 de julho de 1851) foi um pintor, cenógrafo e físico francês, responsável por conseguir a primeira imagem fixa pela ação direta da luz graças ao seu invento, o daguerreótipo.

Criado em 1835, o daguerreótipo é o invento que dá origem à fotografia e às câmeras fotograficas. Conta a história que no prosseguimento dos experimentos fotográficos de Joseph Nicéphore Niépce, em 1835, Louis Daguerre apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação, com os outros produtos que estavam no armário para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por ação do mercúrio.

Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas o longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem invertida e o contraste, que era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída. Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, que tinha um poder fixador, a imagem ficava inalterável. Em 1839, com problemas financeiros, Daguerre vendeu sua invenção ao governo francês, tendo recebido uma renda vitalícia de 6000 francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4000.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do terceiro trimestre de 2011, clique aqui.

Terra