13 eventos ao vivo

Google Images permitirá organizar resultados por temas

9 mai 2011
21h49

A busca de imagens no Google ganhou mais uma ferramenta de aperfeiçoamento: a capacidade de classificar os resultados de acordo com temas específicos. A nova ferramenta, que no Google americano é designada por "Sort by Subject", organiza os resultados da busca de acordo com temas ou assuntos específicos, informa o blog oficial do Google.

Ao procurar por Londres, o usuário terá a possibilidade de exibir as imagens por ’temas’ específicos
Ao procurar por Londres, o usuário terá a possibilidade de exibir as imagens por ’temas’ específicos
Foto: Google / Reprodução

Por exemplo, procurando por "Londres", o usuário poderá ver seus resultados organizados por relevância - como atualmente - ou por assunto (em tradução livre), clicando no painel à esquerda.

Escolhendo, no exemplo, a visualização por assunto, o internauta terá resultados agrupados que mostram as imagens mais populares associadas à cidade de Londres: Big Eye, Big Ben, London Bridge e imagens da metrópole à noite. Se ele buscava o 'grande relógio', verá que é o Big Ben e clicando sobre esta categoria, verá apenas as imagens relacionadas ao Big Ben. Ou seja, a ferramenta oferece mais um filtro para as buscas, tornando mais fácil para o internauta localizar alguma coisa que pode identificar ao enxergar, embora não lembre o termo exato para fazer a busca.

Outro exemplo dado pela publicação da empresa é no caso de uma busca pelo nome correto de uma flor que o usuário conhece visualmente, mas não sabe o nome. Ele pode buscar por "variedades de flor" e ver nos resultados agrupados se encontra aquela que procura.

Apesar de ser uma ferramenta que pode parecer simples, o site Mashable destaca que não é bem assim. Para construir estas relações, foi utilizado um complicado algoritmo de reconhecimento de imagens semelhantes desenvolvido pela gigante das buscas, expandindo a tecnologia do Google Similar Images e do Google Image Swirl.

A ferramenta ainda não está disponível na página do Google Brasil, mas seu lançamento mundial deve acontecer na próxima semana.

Geek
publicidade