Internet

publicidade
20 de abril de 2012 • 21h20

Google mata mais oito produtos em "limpeza de primavera"

Principais funções serão incorporadas por outros serviços, diz gigante de buscas
Foto: Reprodução
 

O Google anunciou nesta sexta-feira o encerramento de oito produtos, que terão suas funções, em alguns casos, combinados a outros serviços de Mountain View. Em seu blog oficial o gigante de buscas denominou a ação como "limpeza de primavera" em prol do "foco". " Temos muitas oportunidades à nossa frente e sem escolhas difíceis corremos o risco de não ter o impacto que buscamos", justificou o diretor de Serviços na Nuvem, Mathias Schwab, que assina o texto.

Produtos Google que morrem
Google Flu Vaccine Finder - busca de locais (nos Estados Unidos) para vacina contra gripe vai virar HealthMap Flu Vaccine Finder. Na prática, o HealthMap ganha uma seção para tais vacinas, já que a procura por locais hoje é bem menor - diferente do que acontecia em 2009, quando a H1N1 era temida e o serviço foi criado.

Google Related - serviço que listava resultados relacionados para que o usuário encontrasse informações interessantes que tivessem a ver com seu termo de busca morre nas próximas semanas. A justificativa é que a aceitação dos usuários não foi a esperada, e o time que trabalha no projeto experimental vai se concentrar em outros produtos.

Google Sync para BlackBerry - deixa de estar disponível para download no dia 1° de junho, e a recomendação do gigante de buscas é pelo BlackBerry Internet Service ou pelo Google Apps Connector para BlackBerry Enterprise Server. Quem já é usuário continua tendo acesso, mas não haverá mais suporte ao serviço.

Web app do Google Talk - também morre, e em seu lugar a sugestão é usar o aplicativo para Android do Google Talk ou outros programas baseados em XMPP nas demais plataformas.

One Pass - plataforma de pagamento para venda de publicações online também será enterrada, e o Google conversa com os atuais parceiros para migrá-los para o Google Consumer Survey.

Google Patent - busca de patentes nos Estados Unidos passa a ser redirecionada para o google.com. Segundo o gigante de buscas, ainda há opções de pesquisa especiais no link "opções de busca avançada", e houve melhorias no algoritmo para melhorar os resultados de quem procura por tecnologias registradas. A velocidade na página principal também seria o dobro da obtida na página do Patent.

Picasa para Linux - não terá mais atualizações, embora continue funcionando para os atuais usuários. Segundo o post do Google, a equipe tinha "dificuldade de manter a versão para Linux atualizada", frente às constantes atualizações da plataforma para outros sistemas operacionais.

Picasa Web Albums Uploader para Mac e para iPhoto - também serão descontinuados, e o Google diz que não vai dar manutenções para funções, embora os serviços continuem, como estão hoje, disponíveis para quem já os utiliza. Usuários de sistemas operacionais da Apple devem, segundo recomendação do gigante de internet, baixar o Picasa 3.9 para Mac, que inclui funções de upload e de importação de fotos o iPhoto.

APIs
Além das "mortes" de produtos, o Google vai "aposentar" algumas APIs "velhas e com uso limitado". A companhia de Mountain View também anunciou que as "políticas de descontinuação" de outras APIs foram atualizadas para ser "mais claras e concisas" (Earth e Mapas) ou eliminadas (Orkut, Picasa Web Albums, entre outras). Elas foram, ainda, aplicadas a uma nova lista de APIs - a do YouTube entre elas. No blog voltado a desenvolvedores há mais informações (em inglês).

Terra