PUBLICIDADE

Google na Lua e laptop para cães: relembre piadas de 1° de abril

31 mar 2012 - 16h36
Compartilhar

O 1° de abril pode ser o Dia da Mentira, mas é levado muito a sério: para fazer piadas. Inúmeras companhias aproveitam a data para brincar com seus clientes, leitores e usuários, sendo o Google uma das empresas mais tradicionais na "trollagem". As piadas do gigante de buscas vão de vagas de emprego para a filial na Lua a busca por leitura de pensamento, e se somam da de outras empresas que na arte de divertir o dia em que a desconfiança é uma boa aliada.

Em 2004, Google anunciou empregos para engenheiros que trabalhariam na sede da empresa na Lua
Em 2004, Google anunciou empregos para engenheiros que trabalhariam na sede da empresa na Lua
Foto: Reprodução

O Google começou com as notícias falsas em 2000, quando criou uma busca por força do pensamento: o usuário passava alguns minutos olhando um gif "hipontizante" e a pesquisa era realizada. Mas aparecia uma mensagem de erro cômica (a brincadeira ainda está disponível no atalho http://bit.ly/H81Qlg). No ano seguinte, a piada foi o PigeonRank, explicando que eram pombos que realizavam o ranqueamento das páginas indexadas pelo buscador - sistema que não envolvia crueldade com animais.

Mas não foi o Google que criou a tradição de falsas notícias no primeiro dia de abril. Uma das piadas mais antigas data de 1997, quando uma corrente de e-mails afirmava que a internet seria desligada por 24 horas - as do dia 1° de abril -, para "limpeza de primavera" na rede. No ano seguinte, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts divulgou em seu site que seria comprado pela Disney, e que entre as novas seções da universidade estaria o Departamento de Lingüística Pato Donald e a Escola Tio Patinhas de Administração.

Em 2006, a piada do Google era o Google Gulp (gole ou trago, em português), uma bebida que deixaria os usuários mais inteligentes para fazer melhores buscas no site. Em 2007, o gigante da internet anunciou um serviço de conexão à web pela rede de esgoto, e publicou até um tutorial de como "instalar" a tecnologia.

Também em 2007, as piadas incluíam a probição do Windows Vista nos Estados Unidos e os problemas de Dalai Lama com sua personagem no Second Life. As notícias eram obra do CNET, site especializado em tecnologia, que também informava que o criador da enciclopédia colaborativa Wikipédia, Jimmy Wales, estava com catarata e que as 100 primeiras pessoas a chegarem em sua casa poderiam operá-lo. A Nasa, no mesmo 1° de abril, anunciava uma partida de quadribol - o "futebol com vassouras" da saga Harry Potter - jogada no espaço.

No ano seguinte, na Austrália, o Google anunciava uma opção de buscas de resultados que ainda não existiam na internet, como uma forma de receber "as notícias de amanhã" - incluídos aí os resultados esportivos e da loteria. Também em 2008, a companhia aérea Virgin Blue anunciou passagens aéreas pela metade do preço para quem se dispusesse a viajar de pé, e em voos de mais de duas horas o passageiro ainda ganhava massagem no tornozelo.

Se viajar de pé era para os bens dispostos, os preguiçosos ganharam, no 1° de abril de 2009, um respondedor automático de e-mails, incluindo mensagens de negócio e aquelas coisas fofas da namorada. O CADIE para Gmail era mais uma piada do Google.

Relembre piadas de 1° de abril na galeria na aba desta matéria ou aqui se estiver em um dispositivo móvel

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade