PUBLICIDADE

Google Plus tem usuários mais satisfeitos que o Facebook

17 jul 2012 10h46
| atualizado às 10h51
Publicidade

Apesar de ser a rede social mais popular do mundo, o Facebook foi ultrapassado pelo Google+ no quesito satisfação dos usuários. De acordo com pesquisa do índice de Satisfação do Cliente Americano (ACSI, na sigla em inglês), que mede a satisfação dos clientes em 47 setores, a rede criada por Mark Zuckerberg atingiu apenas 61 dos 100 pontos possíveis no levantamento. Segundo o site Wired, este índice deixa o Facebook entre as cinco empresas com mais baixa pontuação no ranking - no total, 230 companhias foram avaliadas.

Por outro lado, o Google+ estreou no ranking com uma pontuação bem superior ao rival. No total, o índice de satisfação dos clientes do serviço foi de 78 pontos, uma diferença de 17 pontos sobre o Facebook.

A pesquisa afirma que os usuários da rede social do Google atribuem notas altas à privacidade do serviço, à falta de publicidade tradicional e melhor experiência em mecanismos móveis. No Facebook, no entanto, os pontos que tiveram pior avaliação foram a política de privacidade, os anúncios do site e o recurso de timeline. "Se o Google+ continuar a atrair usuários em um ritmo agressivo, o Facebook vai correr o risco de perder a sua principal vantagem competitiva ao longo do tempo", diz o relatório da ACSI.

Twitter, LinkedIn e Pinterest também foram avaliados pela primeira vez pelo índice. E, em geral, não obtiveram boas avaliações dos usuários. O microblog Twitter recebeu 64 pontos, dos 100 possíveis; o LinkedIn estreou com 63 pontos; e o Pinterest recebeu avaliação de 69 pontos. De acordo com a pesquisa, os usuários estão mais satisfeitos com a Wikipedia - 78 pontos - e YouTube, que recebeu 73 pontos.

Já os mecanismos de busca tiveram melhor avaliação, em média. O Google segue na liderança do setor, com 82 pontos, seguido pelo Bing, que recebeu 81 pontos. Yahoo, com 78 pontos, e Aol, com 74, completam o ranking.

Fonte: Terra
Publicidade