PUBLICIDADE

Google quer instalar internet interplanetária este ano

21 fev 2011 12h14
| atualizado às 12h36
Publicidade

O Google quer instalar um servidor de protocolos "interplanetários" de internet dentro de uma nave espacial ainda em 2011, de acordo com entrevista dada ao Network World por Vint Cerf, um dos fundadores da internet e vice-presidente do Google.

Missão espacial da Nasa, Epoxi, está ajudando a expandir a internet no espaço
Missão espacial da Nasa, Epoxi, está ajudando a expandir a internet no espaço
Foto: Nasa / Reprodução

De acordo com Cerf, a comunicação à velocidade da luz acontece de maneira instantânea na Terra, quando a central fica na Terra. Mas se consideradas as distâncias interplanetárias, com a central de internet e dados baseada no espaço, ela se torna lenta e pode causar problemas. A solução seria a criação de uma rede interplanetária.

O protocolo usado se chama Bundle, diferente do protocolo de internet tradicional, e já é aplicado na Estação Espacial Internacional. A principal diferença do sistema é que ele evita interrupções constantes no processamento de dados.

Para Cerf, a partir de hoje, todos os satélites precisam ser encarados pela perspectiva das comunicações. Assim, depois que eles terminarem as missões às quais foram designada e ainda estiveram operacionalmente funcionais, eles poderão servir de apoio a esta rede espacial.

Fonte: Terra
Publicidade