PUBLICIDADE
AO VIVO
'Paris É Delas': expectativas para os jogos crescem e veto da mãe de Rayssa Leal gera debate

Governo anuncia expansão do Plano Nacional de Banda Larga

10 fev 2011 - 13h09
(atualizado às 13h43)
Compartilhar

A Telebrás assinou nessa quarta-feira contrato de R$ 24,3 milhões para o fornecimento de 2.274 pontos de presença da internet. O governo pretende conectar na rede através desses pontos 1.163 cidades do Sudeste e do Nordeste. As informações são do Blog Oficial do Planalto

Governo tenta expandir e melhorar acesso à internet rápida
Governo tenta expandir e melhorar acesso à internet rápida
Foto: Manuel Bruque / EFE

Um dos equipamentos adquiridos no contrato foi o Core da Rede IP, que integra as soluções que estão sendo contratadas pela estatal para a implementação da rede nacional de telecomunicações. Entre elas, sistemas auxilares e serviços de borda também necessários para a implementação da rede IP, além de equipamentos ópticos e de rádio.

Segundo a Telebrás, os equipamentos também se destinam a unir os principais pontos de conexão da internet, agilizando o tráfego de dados, ou seja, melhorando a performance da conexão da internet nessas regiões.

Na assinatura do contrato, o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, ressaltou a importãncia da aquisição de novos equipamentos. "A parte mais importante da rede da Telebrás vai ser implementada por estes equipamentos, já que terão capacidade para transportar um volume muito grande de informações", disse Santanna. A promessa também é de que o equipamento atenda mais de um bilhão de chamadas de vídeos simultaneamente.

A assinatura do contrato é parte do Plano Nacional de Banda Larga, que é do Ministério das Comunicações e tem como objetivo massificar a infraestrutura de comunicações do país até 2014.

Para por em prática o plano, a Telebrás está cadastrando provedores interessados em usar as redes do governo. Até agora, 284 empresas se inscreveram para oferecer conexão a preço mais baixo ao consumidor. Os processos estão em fase de análise e a operação estatal na banda larga só começa em abril.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra