PUBLICIDADE

Governo do Irã deve liberar o acesso ao Facebook e Twitter

6 nov 2013 - 10h29
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Irã deve liberar o acesso a sites de redes sociais como Twitter e Facebook, disse o ministro de Cultura e Orientação Islâmica, Ali Jannati.

"Não só o Facebook, mas outras redes sociais devem ser acessíveis e a qualificação ilegal deve ser removida", informou Jannati , segundo a agência de notícias oficial da República Islâmica .

O Irã atualmente bloqueia o acesso a sites que considere politicamente perigoso e sites de redes sociais, que os ativistas utilizaram em 2009 para organizar protestos de rua após a eleição presidencial. O presidente Hassan Rouhani, que foi eleito em junho e tem uma conta no Twitter com mais de 122 mil seguidores, se comprometeu a permitir uma maior liberdade social e de imprensa e para reduzir o estado de "policiamento" da vida privada dos iranianos.

Várias autoridades iranianas, incluindo o chanceler Mohammad Javad Zarif e o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Marzieh Afkham tem contas no Facebook ou Twitte, ou amboa.

A proibição existente tem estimulado alguns iranianos de usar redes privadas virtuais para burlar os controles através de computadores localizados no exterior. Cerca de 2 milhões de iranianos têm contas no Facebook , a metade deles na capital, Teerã.

As informações são do Mashable.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade