Internet

publicidade
05 de junho de 2012 • 12h59 • atualizado em 19 de Julho de 2012 às 18h30

Guru do software livre, Stallman lança o Fisl13 em Porto Alegre

Durante a cerimônia, o ativista e programador norte-americano falou sobre liberdade na internet e os desafios da sociedade digital
Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini / Divulgação
 

Nesta segunda-feira foi lançado no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), o 13º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl13), que acontece entre 25 e 28 de julho na capital gaúcha. O anúncio ofical do evento foi feito pelo programador e ativista norte-americano Richard Stallman, um dos criadores do Software Livre.

Em sua palestra, Stallman falou sobre liberdade na internet, os desafios da sociedade digital e o uso de informações pessoais nas redes. Ele defendeu o uso de Software Livre para ampliar a inclusão digital e alertou sobre a utilização indevida de dados de usuários por parte de determinadas empresas. Destacou que grandes empresas praticam um 'monitoramento' e coletam informações, por meio dos sites de redes sociais. "Muitas vezes os nossos computadores enviam informações para servidores sem a autorização dos usuários", explicou.

Stallman chitou Índia, China, Austrália, Paquistão e Turquia, como países que enfrentam diferentes tipos de restrição, lembrando que alguns governos impõem uma vigília permanente sobre as atividades na internet. A Turquia, que tem quatro níveis de censura, e a Austrália, que impede o acesso a alguns sites, foram exemplos da ausência de liberdade no ciberespaço mencionados pelo ativista norte-americano.

A cerimônia e atividades de lançamento da 13ª edição do Fisl foram acompanhadas pelo governador Tarso Genso, que declarou o seguinte sobre Stallman: "Ele é umas das pessoas-chave que tem uma enorme responsabilidade pela difusão de uma luta para recuperar a densidade da democracia".

O ativista e ex-coordenador da Associação Software Livre.Org, Marcelo Branco, também estava presente no evento. "Essa sociedade, que nasce livre a partir dessas possibilidades, hoje sofre uma série de ameaças, principalmente vindo de algumas corporações que têm interesse em transformar a internet, que hoje é um espaço livre, num espaço fechado, vigiado e controlado", disse ele.

Na ocasião, ainda foi comemorado o primeiro ano de atividades do Gabinete Digital do RS.

O Fisl13 é promovido pela Associação Software Livre.Org (ASL), e acontecerá no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Terra