PUBLICIDADE

Hacker é expulso por alertar sobre falha de segurança na escola

21 jan 2013 - 08h24
(atualizado às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Um aluno do colégio Dawson, de Montreal, no Canadá, foi expulso depois de descobrir uma falha num sistema de computador que comprometia a segurança das informações pessoais de 250 mil estudantes da instituição, relata o jornal canadense The National Post.

Ahmed Al-Khabaz, 20 anos, foi expulso do colégio Dawson, de Montreal, no Canadá
Ahmed Al-Khabaz, 20 anos, foi expulso do colégio Dawson, de Montreal, no Canadá
Foto: Reprodução

Infográfico: Jogo da memória: conheça hackers famosos e seus feitos

Ahmed Al-Khabaz, 20 anos, estudante de ciências da computação na mesma instituição, estava trabalhando em um aplicativo móvel para facilitar o acesso aos serviços da escola quando encontrou o código com problemas.

"Eu vi uma falha que deixava vulnerável as informações pessoais de milhares de estudantes, incluindo as minhas", disse Al-Khabaz ao jornal.

Inicialmente, a direção da escola agradeceu ao estudante por ter alertado sobre a falha. Dois dias depois da descoberta, no entanto, depois de voltar a testar o programa para ver se as falhas foram corrigidas, o estudante recebeu um telefonema da empresa que desenvolveu o código, alegando que ele estava atacando o sistema da companhia pela segunda vez.

"Eu me desculpei várias vezes, e expliquei que eu era um dos alunos que encontraram a vulnerabilidade mais cedo e só estava testando para ver se foram corrigidas. Mas ele (funcinonário da empresa) me disse que eu poderia ir para a cadeia, a menos que eu concordasse em me encontrar com ele e assinar um acordo de confidencialidade sobre o assunto", disse Al-Khabaz.

O estudante assinou o acordo e, aparentemente, tudo terminaria bem, a não ser pelo fato de a escola, agora, encarar a conduta de Al-Khabaz como "inadequada para um profissional da área da comunicação". Apesar das suas explicações, um conselho escolar decidiu pela expulsão do estudante.

Al-Khabaz está recorrendo da decisão na justiça.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade