PUBLICIDADE

Hackers chineses acessaram dados do governo dos EUA em 2010

Ataque parece ter sido destinado a descobrir as identidades dos agentes de inteligência chinesa que atuam nos Estados Unidos

21 mai 2013 - 19h26
(atualizado em 22/5/2013 às 07h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Os hackers chineses que atacaram os servidores do Google em 2010 tiveram acesso a um banco de dados com informações sobre investigações realizadas pelo governo dos Estados Unidos, segundo reportagem publicada na última segunda-feira pelo jornal The Washington Post.

Em janeiro de 2010, o Google revelou ter sido atacado por hackers chineses que teriam obtido acesso a dados pessoais de usuários do Googlel e que os alvos seriam ativistas de direitos humanos. Entretanto, a reportagem do jornal americano apresenta outra versão com base em informações obtidas junto a Microsoft. O ataque parece ter sido destinado a descobrir as identidades dos agentes de inteligência chinesa que atuam nos Estados Unidos, e que estão sob vigilância americana. O banco de dados incluiria informações sobre ordens judiciais autorizando a espionagem sobre os agentes chinesesl.

No mês passado, a Microsoft revelou detalhes do ataque que sofreu na mesma época. Os alvos, porém, não eram ativistas. No ataque à Microsoft, os hackers queriam descobrir quais contas dos serviços na web da empresa estavam sendo vigiadas pela polícia.

"Se você quiser descobrir se os seus agentes foram descobertos, você tem duas opções: tentar invadir o FBI e descobrir por lá, o que provavelmente é difícil, ou invadir [os sistemas] de quem recebeu as ordens judiciais, e descobrir assim. É essencialmente o que achamos que eles estavam tentando fazer", detalhou Aucsmith.

De acordo com o jornal americano, o FBI e o Google não quiseram comentar a reportagem.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade