PUBLICIDADE

iCloud: veja os recursos do serviço da Apple na nuvem

7 jun 2011 - 15h41
Compartilhar

No final do mês passado, a Apple confirmou a existência do seu serviço de armazenamento de conteúdo na nuvem. Após inúmeros rumores, os quais em sua maioria envolviam a construção de uma imensa central de dados na Carolina do Norte, a data de lançamento do iCloud foi confirmada para a WWDC 2011, conferência para desenvolvedores realizado nesta segunda-feira.

Serviço que permite salvar documentos, músicas e fotos na web foi revelado na WWDC 2011
Serviço que permite salvar documentos, músicas e fotos na web foi revelado na WWDC 2011
Foto: Divulgação

Na quinta-feira, o site AppleInsider publicou uma foto da preparação do centro de convenções Moscone Center para a conferência que exibe o que seria o logotipo para o serviço de armazenamento online da empresa. Conforme o cronograma, Steve Jobs subiu ao palco nesta tarde para apresentar seu mais novo produto: o iCloud.

Nas nuvens
Como de praxe, o grande figurão da marca começou sua apresentação expondo o contexto atual da vida virtual: os computadores deixaram de ser o centro de armazenamento de dados. Segundo Jobs, isso funcionou muito bem durante os últimos dez anos, mas, atualmente, a internet é a grande solução para guardar conteúdo.

Conforme exposto na WWDC 2011, o iCloud terá conexão direta com o iPhone e o iPad. O usuário poderá enviar qualquer dado de seus aparelhos imediatamente para sua conta na nuvem, e o serviço poderá enviar conteúdo para os dispositivos da marca por qualquer mecanismo de conexão à internet. Ele ainda terá integração com os aplicativos instalados e tudo isso acontecerá automaticamente.

De acordo com Jobs, o iCloud não utilizou nada do MobileMe, o primeiro produto da empresa que esboçou a intenção de salvar arquivos na nuvem, mas que foi um completo fiasco. O novo serviço da Maçã permitirá que um contato criado no iPhone, por exemplo, seja compartilhado com outros dispositivos por meio da web.

Outras informações importantes no dia a dia dos usuários, como calendário e emails, também serão sincronizados automaticamente pelo iCloud - uma vez por dia, pelo menos. Nas palavras de Steve Jobs, "a integração é completa". Serão 5 GB de espaço gratuito para cada usuário armazenar documentos, emails, dados de configuração e aplicativos. O espaço ocupado por músicas e imagens não será considerado nessa perspectiva.

Veja mais funcionalidades do iCloud e imagens do novo serviço da Apple no TecMundo.

Fonte: TecMundo
Compartilhar
Publicidade