PUBLICIDADE

Instagram é a rede social mais deprimente, diz revista

Publicação da revista Slate revela o comportamento invejoso e depressivo de quem usa a rede social

27 jul 2013 - 15h48
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

Para a autora Jessica Winter, o Instagram é a rede social mais deprimente. Em artigo publicado na revista Slate, dos EUA, ela expões seus argumentos em colaboração com uma pesquisa da Universidade de Humboldt, de Berlim, que estuda a relação do Facebook e a inveja.

A primeira razão pela qual acredita que o Instagram é tão deprimente é que ele causa inveja. Jessica diz que as pessoas sentem-se deprimidas e insatisfeitas com a própria vida ao olhar fotos de outras pessoas, sejam amigos ou mero conhecidos. Pois, na maioria das vezes, estas fotos ilustram, mostram e revelam momentos maravilhosos.

Ao percorrer centenas de fotos de outras pessoas - incluindo estranhos - curtindo e comentando as imagens e buscando gostos e aprovação de seus pares, e anunciando a milhões de pessoas o quão maravilhosa são as suas vidas.

Segundo ela, as fotos são a maneira mais fácil para as se mostrarem porque eles fornecem um instantâneo isolado no tempo.

Foto: Divulgação

No mesmo artigo, ela cita o trabalho da pesquisadora Hanna Krasnova, da Universidade de Humboldt, em Berlim para reforçar o caráter invejoso e deprimente do Instagram.

"Você tem sinais mais explícitos e implícitos de pessoa ser feliz, rica e bem-sucedida ao ver uma foto do que a partir de uma atualização de status. "A foto pode provocar uma comparação social imediata, e que pode desencadear sentimentos de inferioridade. Você não inveja uma notícia, diz Hanna".

A pesquisa de Krasnova levou-a a definir o que ela chama de "espiral da inveja", muito peculiar nas mídias sociais.

"Se você ver belas fotos do seu amigo no Instagram", diz ela, "uma maneira de compensar é a autopromoção, mesmo com as melhores fotos e, em seguida, o seu amigo vê as suas fotos e posta fotos melhores ainda, e assim por diante.

Foto: Divulgação

O Instagram, como é baseado em imagem, cria uma campo de distorção da realidade. Pois, cada vez que você percorre mais imagens de refeições, eventos, pôr-do-sol, animais, cenários deslumbrantes, você evita se expor, publicar algo que não esteja inserido neste contexto.

Os espectadores também não sabem o que está acontecendo ao redor da imagem. Por exemplo, um casal em férias podem estar postando belas imagens, enquanto discutem o tempo todo.

Winter acredita que isso dá uma visão distorcida da pessoa que publica a fotografia, o que distorce a opinião da vidas dos usuários. Isso leva as pessoas a pensar que as suas vidas são infelizes e aí vem a depressão.

As informações são do Daily Mail.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade