PUBLICIDADE

Jornalista é processado por compartilhar link do Anonymous

11 dez 2012 - 17h53
(atualizado às 17h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O jornalista Barrett Brown foi acusado de roubo de identidade e fraude na invasão dos sistemas de computador da empresa de inteligência Stratfor Global, informa o site Read Write. O motivo das acusações: Brown compartilhou um link enviado por um perfil que pertence ao grupo hacker Anonymous e que dava acesso a dados confidenciais divulgados pelos hackers.

Suposta ligação com o grupo hacker Anonymous levou jornalista a ser processado
Suposta ligação com o grupo hacker Anonymous levou jornalista a ser processado
Foto: EFE

O link foi compartilhado num serviço de chat na internet. Os dados associados à mensagem de Brown incluíam 5 mil números de cartões de crédito, informa o Read Write.

Brown, que está escrevendo um livro sobre o Anonymous, foi apenas mais uma pessoa que compartilhou o link, defende o site, e não é acusado de invadir a Stratfor.

A acusação tem repercutido na internet. Além do Read Write manifestar-se contra a acusação, alegando que é um precedente perigoso para a internet, sites como o Gawker também protestaram, dizendo que é um ato que criminaliza links, apesar de não dizer explicitamente, segundo os sites, que o compartilhamento foi considerado um ato ilegal.

"É preocupante. Não há informações específicas para indicar o que, se é que há alguma coisa, que diferencia o comportamento de Brown do de qualquer usuário do Twitter simplesmente retuitando o link para os arquivos", escreveu Lorena Murphy no The Dot Daily.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade