Internet

publicidade
31 de maio de 2013 • 08h22 • atualizado às 15h56

Julius Richard Petri: bacteriologista é homenageado em doodle

Julius Richard Petri, bacteriologista alemão inventor da placa de Petri, é homenageado em doodle animado lembrando sua invenção

Julius Richard Petri é homenageado em doodle que mostra sua invenção, a placa de Petri
Foto: Reprodução
 

Julius Richard Petri, bateriologista alemão inventor da Placa de Petri, é lembrado nesta sexta-feira por um doodle do Google, em comemoração ao seu 161º aniversário. O logotipo animado mostra seis placas de Petri, cada uma com uma cultura de bactérias diferente. 

Julius Richard Petri inventou a placa de Petri enquanto trabalhava como assistente do médico e bacteriologista alemão Robert Koch em 1877. A placa, um recipiente de vidro ou plástico, é usado para cultivar microorganismos. 

Julius Richard Petri
Foto: Reprodução

Em laboratórios, ela é parcialmente cheia com um caldo líquido onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar. Depois que essa solução solidifica, é colocada uma amostra contaminada pelo micróbio. Com o uso da placa, foi possível identificar com maior rigor bactérias responsáveis por certas doenças.

Petri estudou medicina na Kaiser-Wilhelm-Academia para Médicos Militares (1871 - 1875) e recebeu o diploma de medicina em 1876. Continuou os estudos no Hospital Charité em Berlim e serviu como médico militar até 1882, continuando como reservista posteriormente. Entre 1877 e 1879, foi designado para o Gabinete Imperial de Saúde em Berlim, onde se tornou assistente de Robert Koch.

Terra Terra