PUBLICIDADE

Lançada versão final do Opera 11 com suporte a extensões

17 dez 2010 - 11h57
Compartilhar

A Opera lançou nesta quinta-feira uma nova versão estável do seu navegador, que agora aceita a instalação de extensões. O Opera 11 também vem com um visual mais leve e prático de usar, evitando o problema de excesso de informação e comandos na tela que costumava afetar o navegador.

Para amenizar a poluição visual, uma das novas propostas é o empilhamento de abas
Para amenizar a poluição visual, uma das novas propostas é o empilhamento de abas
Foto: Reprodução

Depois de muitos anos de pedidos do usuário, que solicitavam o recurso desde antes do lançamento do Firefox, o Opera finalmente aceita a instalação de extensões que alteram a funcionalidade do navegador. A empresa norueguesa adotou um esquema muito similar ao do Google Chrome e estimula a conversão de extensões feitas originalmente para o navegador do Google. Entre os add-ons já existentes estão o gerenciador de senhas LastPass e um tradutor de sites muito similar à ferramenta nativa de tradução do Google Chrome.

Para amenizar a poluição visual de que o Opera é acusado há anos, uma das novas propostas é o empilhamento de abas: ao se arrastar uma aba do navegador sobre a outra, elas ficam agrupadas, organizando o espaço na tela. Isto pode ser útil ao abrir vários sites sobre o mesmo assunto, ao se agrupar várias páginas com os resultados de busca acadêmica ou pesquisa de preços, por exemplo, organizando os resultados e separando-os de outras abas não relacionadas.

De maneira similar ao Chrome, o Opera 11 agora também oculta o http:// ou o https://, exibindo no lugar um botão colorido conforme a segurança do site. O domínio também fica em destaque em relação ao resto do endereço, o que também é um recurso de segurança, pois ajuda a identificar domínios "falsos". Outros ajustes visuais são um gráfico que ajuda a orientar os tradicionais mouse gestures do navegador e um esquema de cores mais moderno, aproveitando a transparência do Windows.

O Opera 11 está disponível para Windows, Mac OS, GNU/Linux e FreeBSD. O programa pode ser baixado pelo endereço http://j.mp/g5YSGp.

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade