2 eventos ao vivo

Léon Foucault é homenageado em doodle do Google

Léon Foucault, físico e astrônomo francês, estaria completando nesta quarta-feira 194 anos

18 set 2013
07h19
atualizado às 16h11
  • separator
  • comentários

Léon Foucault, físico e astrônomo francês que estaria completando nesta quarta-feira 194 anos, é homenageado pelo Google em um doodle animado. A sua grande invenção foi o Pêndulo de Foucault. Através do experimento foi possível demonstrar a rotação da Terra em relação a um referencial e provou a existência da força de Coriolis (também conhecida como força inercial). O aparelho também efetua uma medição inicial da velocidade da luz segundo as correntes de Foucault.

<p>Léon Foucault criou o Pêndulo de Foucault, mostrado no doodle do Google</p>
Léon Foucault criou o Pêndulo de Foucault, mostrado no doodle do Google
Foto: Reprodução

O doodle mostra justamente o Pêndulo de Foucault. O usuário pode interagir com o doodle, clicando no ícone do relógio para posicionar o pêndulo em outro lugar e mudar a direção do movimento. O pêndulo, animado, está inserido num tipo de relógio e a esfera, que no experimento de Léon Foucault pesava mais de 60 kg, mostra as horas.

Léon Foucault nasceu em  Paris no dia 18 de setembro de 1819. Começou estudando medicina, mas, logo passou a se dedicar à física. Em 1851, ele fez a primeira demonstração experimental da rotação da Terra em torno seu eixo. O experimento foi feito por meio da rotação do plano de oscilação de um pêndulo longo e pesado suspenso livremente, no Panteão de Paris. 

Léon Foucault inventou em 1857 o polarizador que leva seu nome, e no ano seguinte criou um método para investigar espelhos de telescópios refletores, com o objetivo de determinar seu formato.5 6 O chamado "teste de Foucault" permite que o fabricante descubra se o espelho é perfeitamente esférico ou possui um desvio não-esférico, através da imagem formada pelo espelho. 

Provavelmente Léon Foucault morreu de esclerose múltipla em fevereiro de 1868, em Paris.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade