1 evento ao vivo

Leônidas da Silva é homenageado com doodle do Google

Doodle do Google mostra Leônidas da Silva, que completaria 100 anos nesta sexta, executando o movimento do gol de bicicleta, jogada a qual se autoproclamava inventor

6 set 2013
01h19
atualizado às 09h37
  • separator
  • comentários

Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, o carioca Leônidas da Silva completaria cem anos de idade nesta sexta-feira. A data não passou despercebida pelo Google, que homenageia o craque com um doodle em sua página inicial em diversos países - entre eles Brasil, Inglaterra, França e Itália. Na imagem, ele aparece executando a "bicicleta", jogada a qual se autoproclamava inventor.

Doodle reproduz a clássica jogada da "bicicleta", cuja invenção é creditada a Leônidas da Silva para muitos historiadores do futebol
Doodle reproduz a clássica jogada da "bicicleta", cuja invenção é creditada a Leônidas da Silva para muitos historiadores do futebol
Foto: Reprodução
<p>Imagem que imortalizou o craque: o gol de bicicleta</p>
Imagem que imortalizou o craque: o gol de bicicleta
Foto: Reprodução

Revelado pelo São Cristóvão, Leônidas foi ídolo de grandes clubes como Botafogo, Vasco, Flamengo, São Paulo e até Peñarol do Uruguai. Um dos atletas mais famosos do início do século XX, ganhou o apelido de "Diamante Negro".

Pela Seleção Brasileira, conquistou uma Copa Rio Branco e uma Copa Roca, além de ter disputado as Copas do Mundo de 1934 e 38 - terminando a última como artilheiro máximo da competição com oito gols.

Após sua aposentadoria dos gramados, treinou o São Paulo e se consagrou como importante comentatrista esportivo dos anos 60. No início da década seguinte, porém, teve que abandonar a função ao ser diganosticado com os primeiros sintonas do Mal de Alzheimer. 

<p>Leônidas da Silva, o diamante negro, se destacou vestindo a camisa do São Paulo</p>
Leônidas da Silva, o diamante negro, se destacou vestindo a camisa do São Paulo
Foto: Reprodução

Viveu por décadas em tratamento até morrer, em 24 de janeiro de 2004, em São Paulo, por complicações da doença. 

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade