publicidade
22 de dezembro de 2011 • 11h16 • atualizado às 11h39

Les Paul e Freddie Mercury: veja 10 doodles que marcaram 2011

Doodle em homenagem a Les Paul, um virtuoso da guitarra, foi um dos destaques de 2011
Foto: Reprodução
 
Roberto Hammerschmidt

Tudo começou em 1998, quando os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, mudaram o logotipo da empresa para indicar sua presença no Burning Man Festival, no deserto de Nevada. Eles colocaram o símbolo do festival - dois rabiscos e um losango em formato de homem - atrás da segunda letra "o" da palavra Google. Era uma brincadeira para os funcionários, informando-os que eles estariam "fora do escritório".

Em 2000, Lerry e Sergey pediram ao então estagiário Dennis Hwang para produzir um doodle para o Dia da Bastilha. O desenho foi tão bem recebido pelos usuários que Hwang foi nomeado Doodle chefe e os desenhos se tornaram uma marca registrada da empresa.

Em 2011 o Google publicou cerca de 256 doodles, de diversos países e para celebrar vários motivos: independências de países, datas de falecimento ou nascimento de pessoas consagradas, eventos comemorativos, produtos inventados, entre outros.

Alguns destes doodles se destacaram e ganharam os usuários, como o do guitarrista virtuoso Les Paul, que permitia ao usuário tocar músicas na página inicial do Google.

Confira no TecMundo uma seleção de dez doodles que marcaram o ano de 2011.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do terceiro trimestre de 2011, clique aqui.

TecMundo