10 eventos ao vivo

Livre e colaborativa, Wikipédia comemora seus dez anos

15 jan 2011
08h10
Emily Canto Nunes

"Hello, world", ou, em bom português, "oi, mundo". Essa foi a primeira edição na Wikipédia segundo um de seus fundadores, Jimmy Wales. Conforme ele mesmo afirma em um vídeo comemorativo postado no site da enciclopédia, "é difícil imaginar que já se passaram dez anos desde aquele dia". E mais: que aquela enciclopédia livre e colaborativa criada em 15 de janeiro de 2001 por ele e por Larry Sanger a partir da experiência da Nupedia - uma enciclopédia que exigia muitas qualificações de seus editores - de fato ganharia o mundo. Neste sábado, 15, a Wikipédia festeja dez anos e pelo que o Terra pode perceber por meio de entrevistas com especialistas e também com editores brasileiros da Wikipédia, só existem motivos para comemorar.

Criada em 15 de janeiro de 2001, a Wikipédia chega aos seus dez anos
Criada em 15 de janeiro de 2001, a Wikipédia chega aos seus dez anos
Foto: Wikimedia Foundation / Divulgação

Disponível em mais de 270 línguas, com mais de 17 milhões de artigos (número em constante atualização) e mais de 100 mil colaboradores voluntários em todo o mundo, a Wikipédia é o quinto site mais acessado do planeta, com mais de 410 milhões de visitantes por mês segundo pesquisa realizada pela comScore Media Metrix em novembro de 2010. Diante de números tão expressivos e de seus dez anos de experiência, pode-se afirmar com tranquilidade que a Wikipédia já passou por "poucas e boas".

Recentemente, Jimmy Wales, hoje presidente emérito da Fundação Wikimedia - organização sem fins lucrativos responsável pela Wikipédia e por outros projetos colaborativos, ou Wikis - passou pôs à prova a sua popularidade e, é claro, a da própria Wikipédia. Por quase dois meses, banners espalhados por todo o site com uma mensagem do próprio Wales convidavam o visitante a ajudar no financiamento da Wikipédia, doando dinheiro para manter o site sem propagandas. Em apenas 50 dias foram arrecadados os US$ 16 milhões necessários para cobrir o orçamento anual da Wikipédia. As doações vieram de mais de 140 países, sendo que 85% delas foram realizadas por meio da web, enquanto o restante foi enviado diretamente à fundação.

Na quarta-feira, 12, em uma coletiva de imprensa sobre os dez anos da Wikipédia, Jimmy Wales e Sue Gardner, diretora-executiva do site, anunciaram a abertura de um escritório na Índia, o primeiro fora dos Estados Unidos. O objetivo é aumentar o número de leitores e também de artigos, tanto em inglês quanto nas diversas outras línguas faladas no país. Para os próximos anos, segundo Sue Gardner, a intenção é investir no Brasil.

Para celebrar os dez anos da Wikipédia, mais de 300 festas em todo o mundo foram organizadas pelos voluntários do site. No Brasil, estão confirmadas no artigo Wikipédia 10 comemorações em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Na quinta-feira, 13, Jimmy Wales (@jimmy_wales) anunciou pelo Twitter que estava se dirigindo para Londres para participar da primeira festa de dez anos da Wikipédia, conforme o fuso horário.

E nesta grande festa, o Terra, parceiro da WikiMedia, não poderia ficar de fora. Ao longo deste sábado, você vai conhecer a opinião de especialistas sobre a importância da Wikipédia, ler sobre brasileiros que voluntariamente tornaram-se editores do site em português e até em outras línguas, entre outros assuntos que merecem destaque e que fazem parte dessa primeira década da Wikipédia.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade