Livro inacabado já é best-seller com ajuda das redes sociais
Nos últimos seis anos, o autor americano John Green tornou-se razoavelmente conhecido. Ele teve obras notáveis publicadas como Looking for Alaska. No entanto, sua fama não chegava nem perto de transformá-lo num best-seller. Na terça-feira, ele alcançou a primeira posição na lista de livros mais vendidos da Amazon e da Barnes & Nobles sem nem mesmo ter terminado a obra.
Segundo reportagem do jornal La Reppublica, da Itália, o fato não é mera coincidência. A grande razão para isso seria que Green, autodeclarado fã da web, resolveu apostar na rede. O autor americano já tinha o sonho antigo de lançar um e-book e usou as redes sociais como principal ferramenta de promoção para divulgar a pré-venda do seu futuro livro.
The Fault in Our Stars é chamado o "livro que não existe". Não será publicado até o primeiro semestre do ano que vem. Green, chamado de nerd pelo jornal italiano, já tem mais de 1,1 milhão de seguidores no Twitter, mas anunciou o lançamento em outras redes sociais também. Ele postou o título da nova obra no Tumblr, no Twitter e na comunidade yourpants.org na terça-feira.
Uma hora depois, segundo o The Wall Street Journal, ele prometeu nas redes sociais que autografaria todas as pré-compras, todo o primeiro lote de impressões e lançaria um vídeo ao vivo no YouTube. Logo depois, ele revelou que o tema da história seria a história de dois sobreviventes de câncer. Já às 21h da terça-feira, Green alcançou o topo da lista de vendas de livros da Amazon. Uma hora mais tarde, era a vez da Barnes & Nobles.
"O que isso me diz é que sou sortudo. Mas tambéz diz que se você é autêntico com seus leitores, eles confiarão em você quando vier uma nova história", disse Green ao Wall Streel Journal.