0

Mapas da Apple usam menos dados que Google Maps, diz pesquisa

3 out 2012
11h28

Os novos mapas da Apple usam até cinco vezes menos dados que o Google Maps, indicou um estudo da Onavo, que comparou o uso dos dois aplicativos em diferentes cenários. Segundo a empresa de análise, a quantidade média de dados baixados pelo uso dos mapas da Apple foi de cerca de 271 kilobytes, enquanto o Google Maps consumiu uma média de 1,3 megabytes. As informações são do site CNET.

Local onde deveria estar indicado o estádio do Palmeiras, em São Paulo, mostra texto em japonês no Apple Maps
Local onde deveria estar indicado o estádio do Palmeiras, em São Paulo, mostra texto em japonês no Apple Maps
Foto: The Amazing iOS 6 Maps / Reprodução

A pesquisa é um alento para a Apple, que desde a chegada do iOS 6 vem recebendo reclamações de usuários por erros no serviço. A companhia trocou os mapas do Google por uma ferramenta própria em seu sistema operacional móvel, e ele vem apresentando falhas de localização e em nomes de locais, ausência de informações sobre transporte público e defeitos na renderização dos mapas.

Segundo a pesquisa, em certos casos, como o zoom em um ponto específico, o Apple Maps se mostrou até sete vezes mais eficiente no consumo de dados do que o Google Maps. Segundo o estudo, o mapa da Apple baixa menos dados porque usa gráficos vetoriais, o que se mostra uma economia no uso de um plano de dados 3G ou 4G.

Na semana passada, o CEO da Apple, Tim Cook, publicou uma carta aos clientes em que pediu desculpas pelos erros nos mapas da companhia e sugeriu que os usuários baixassem outros serviços se estivessem insatifesfeitos. "Enquanto estamos melhorando o Maps, você pode tentar alternativas baixando aplicativos de mapas na App Store como o Bing, MapQuest e Waze, ou usa o Google ou Nokia Maps indo aos sites e criando um ícone para sua tela inicial", escreveu Cook.

Fonte: Terra
publicidade