PUBLICIDADE

McAfee descobre plano de ciberataque em massa a bancos

Hackers planejam ataque em massa a instituições financeiras

20 dez 2012 - 16h41
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque em massa contra 30 instituições financeiras norte-americanas está sendo planejado por uma campanha de fraude batizada de Projeto Blitzkrieg. De acordo com informações levantadas pela equipe da McAfee, caso o projeto entre de fato em atividade, o setor financeiro deve estar preparado para uma fraude de grandes proporções. O cibercrime foi programado para o segundo trimestre de 2013.

Infográfico: Ciberguerra: conheça os vírus Stuxnet, Flame, Duqu e Gauss

Infográfico: Phishing: conheça o golpe e veja dicas para se proteger

O Projeto Blitzkrieg se aproveita de recursos como clonagem de equipamentos das vítimas para evitar os sistemas de detecção de fraudes e atacar instituições financeiras menores, explorando a falta de experiência dessas organizações. Segundo o anúncio público do Projeto Blitzkrieg, feito em maio de 2012 pelo cibercriminoso vorVzakone em um fórum semiprivado de língua russa, o ataque seria feito por meio de um novo Cavalo de Troia. Na mesma postagem, o cracker afirmou também que uma única equipe já havia conseguido transferir cerca de US$ 5 milhões usando esse mesmo tipo de ataque.

Embora o projeto em si ainda não tenha infectado um grande número de vítimas e não seja possível confirmar casos de fraude, o McAfee Labs encontrou evidências de que uma campanha-piloto operada pelo golpista vorVzakone e seu grupo infectou entre 300 e 500 vítimas em todos os Estados Unidos sem ser detectada. O relatório completo, em português, pode ser visualizado neste endereço.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade