7 eventos ao vivo

Miriam Makeba é homenageada pelo Google no dia do 81º aniversário

Miriam Makeba, cantora antiapartheid da África do Sul, completaria 81 anos hoje. Saiba um pouco sobre sua biografia e história de vida

4 mar 2013
07h54
atualizado às 07h58
  • separator
  • comentários

Miriam Makeba, ou Zenzile Miriam Makeba com seu nome completo, é a homenageada pelo Google no logo (doodle) desta segunda-feira, dia em que a cantora sul-africana completaria 81 anos. Makeba nasceu em 4 de março de 1932, em Joanesburgo, e morreu em 10 de novembro de 2008, em Castel Volturno. Ela também ficou conhecida como Mama África.

Miriam Makeba, cantora sul-africana, é relembrada pelo Google no dia em que faria 81 anos
Miriam Makeba, cantora sul-africana, é relembrada pelo Google no dia em que faria 81 anos
Foto: Wikimedia Commons / Reprodução

O logo do Google em homenagem à artista retrata Miriam Makeba com um traje típico africano portando um microfone à frente do doodle, também inspirado em motivos africanos.

Google lembrou Miriam Makeba publicando um logo com motivos africanos neste dia 04 de março
Google lembrou Miriam Makeba publicando um logo com motivos africanos neste dia 04 de março
Foto: Google.com.br / Reprodução

A biografia de Miriam Makeba teve vários momentos marcados pela sua posição política.

Miriam Makeba teve um momento decisivo na sua carreira em 1960, quando participou do filme Come Back, Africa , uma produção antiapartheiid. Na época, quando o documentário foi apresentado em Veneza, ela decidiu ficar na Europa e teve seu passaporte anulado na terra natal.

Em Londres, para onde mudou-se na sequência, conheceu Harry Belafonte, cantor e ator responsável pela entrada de Miriam Makeba no mercado norte-americano, informa a BBC .

Ela foi casada com o ativista polítivo Stokely Carmichael, porta-voz dos Panteras Negras. Após terem shows cancelados e outros problemas pela sua posição política, o casal mudou-se para a Guiné, diz a Wikipedia .

Ao longo de sua vida chegou a ser delegada da Guiné junto à ONU.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade