0

Nicolau Copérnico é homenageado pelo Google no 540º aniversário; saiba mais

Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático, é o homenageado pelo Google nesta terça-feira, data que marca os 540 anos do nascimento do cientista

19 fev 2013
07h43
atualizado às 09h00
  • separator
  • comentários

O astrônomo e matemático Nicolau Copérnico é o homenageado pelo doodle do Google nesta terça-feira, na data de 540 anos de seu nascimento. No doodle é representado um desenho animado ilustrando a teoria heliocêntrica de copérnico, que colocou o Sol no centro do Sistema Solar.

Astrônomo Nicolau Copérnico, em retrato de 1580
Astrônomo Nicolau Copérnico, em retrato de 1580
Foto: Wikimedia Commons / Reprodução

Assim, a edição especial do logo do Google apresenta a estrala como a segunda letra 'o' no nome do buscador, com os planetas girando ao seu redor. É uma representação das teorias de Copérnico.

A Terra, representada em azul, inclui a Lua como seu satélite na em homenagem ao astrônomo polonês, cuja teoria revolucionou e mexeu com crenças estabelecidas na época.

Nicolau Copérnico, astrônomo, é o homenageado pelo doodle do Google nos 540 anos de seu aniversário
Nicolau Copérnico, astrônomo, é o homenageado pelo doodle do Google nos 540 anos de seu aniversário
Foto: Google.com.br / Reprodução

Na época de seu lançamento, a obra que revelou a teoria foi criticada por ir contra conceitos estabelecidos entre a comunidade científica e religiosa. Acreditava-se, já que o Sol nasce de um lado do planeta e pôe-se do outro, que era a estrela que girava ao redor da Terra, e não o contrário.

Nicolau Copérnico: biografia e obra
A teoria de Ptolomeu, de que a Terra encontrava-se no centro do universo, não era apenas observação empírica, destituída de instrumentos apropriados, mas também de crença religiosa. Para substituir o geocentrismo pela ideia de que era o nosso planeta que girava em torno do Sol, o cientista e matemático polonês partiu de fundamentos gregos propostos por Aristarco de Samos 1,8 mil anos antes.

As ideias dele iam de encontro ao que a religião pregava. Para o catolicismo, a Terra era o centro do universo. Tratava-se de suposição válida, contando os instrumentos de observação disponíveis, a tendência ao antropocentrismo e uma interpretação rígida da bíblia. Contudo, mesmo naquela época, Copérnico não era uma voz única. Havia outros cientistas com ideias semelhantes, a quem o polonês ofereceu leituras de sua teoria antes que ela fosse publicada.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.

O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo. As customizações já homenagearam vários cientistas e inventores. Confira abaixo os últimos homenageados.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade