5 eventos ao vivo

Nokia lança serviço de mapas para iPhone e web e desafia Google

14 nov 2012
10h40

A Nokia anunciou o serviço de mapas Here ("aqui", em tradução literal), que pode ser a salvação para os usuários de iPhones e iPads. Competindo diretamente com o Google Mapas, a novidade também é baseada na nuvem e inclui um site web e um aplicativo para o iOS, sistema operacional dos produtos mobile da Apple. Desde a versão 6, quando a Maçã trocou a solução do gigante de buscas por mapas próprios, usuários têm reclamado de bugs, e a companhia chegou a pedir desculpas aos clientes pelos problemas. As informações são da Wired.

"Mapas evoluem. Nós também", diz página inicial web do Here, novidade da Nokia
"Mapas evoluem. Nós também", diz página inicial web do Here, novidade da Nokia
Foto: Divulgação

Como os donos de iPhones e iPads também não conseguem um app baseado no Mapas - o oficial do Google ainda não está pronto -, a Nokia pode ganhar uma boa fatia de mercado com o Here. No aplicativo gratuito, lançado na terça-feira, é possível navegar com instruções de voz, obter dados sobre transporte público e até acessar algumas informações offline - a expectativa é de lançamento nas próximas semanas.

"Para vencer no mercado de mapas e localização é preciso se horizontalizar", resume Hans-Peter Brondmo, vice-presidente e chefe de Inovação em Novos Produtos da Nokia, à Wired. "Acredito que só há dois players no mercado de mapas: um deles rima com Google, e o outro somos nós. Já somos dominantes na indústria de automóveis, e os carros estão ficando conectados, então criamos uma plataforma conectada, horizontalizamos (o serviço) para além da indústria automotiva. Nosso objetivo não é menos do que dominar o mundo", explica o executivo.

Quanto à chegada do Here para usuários de Android, o sistema operacional do Google, a Nokia prevê lançar um SDK para desenvolvedores no início de 2013, para viabilizar a criação de apps que usem o serviço de mapas da finlandesa. Antes do sistema operacional do robozinho verde, quem deve ganhar um app do Here é o Firefox OS. A companhia trabalhou em parceria com a fundação Mozilla para a criação do aplicativo em HTML 5, com previsão de lançamento no final deste ano.

Do computador, também é possível acessar o sistema de mapas da Nokia. Há funções de busca de rotas a pé, de carro ou usando transporte público, além de opções de personalização. O usuário registrado pode criar coleções com seus locais favoritos e os que mais frequenta, buscar por lojas e lugares perto da localização atual, além de colaborar na edição de mapas. Há também dados ao vivo sobre o trânsito e modo de visualização em 3D.

O 3D da finlandesa também vai ser usado no LiveSight, que oferecerá uma experiência de realidade aumentada ao usuário, de acordo com a companhia. "O que o Google fez foi transformar o mundo virtual pesquisável. Queremos fazer o link entre do mundo virtual de volta com o mundo real. A ponte entre o real e o virtual é baseada exatamente nesse modelo imersivo e 3D do mundo", adianta Brondmo. O serviço chega primeiro ao app City Lens, para Windows Phone.

Fonte: Terra
publicidade