2 eventos ao vivo

Nova 'moeda' mede reputação em redes sociais

16 set 2009
11h39
atualizado às 11h47

Um novo serviço online, chamado The Whuffie Bank, pretende criar uma "conta corrente" para que as pessoas acumulem e distribuam "whuffies", uma espécie de "moeda social" que envolve a reputação em redes sociais.

'The Whuffie Bank' cria 'conta corrente' para medir reputação em redes sociais
'The Whuffie Bank' cria 'conta corrente' para medir reputação em redes sociais
Foto: Zumo Notícias

» Por fãs no Facebook, homem promete batizar filho de Batman
» Twitter prova que não é preciso ser jovem para ter sucesso
» Popularidade no Twitter define emoções de robô musical

Inicialmente, o The Whuffie Bank, criado na Argentina e lançado nesta terça-feira durante o evento TechCrunch 50, nos Estados Unidos, funciona apenas integrado ao Twitter.

Para fazer as contas de quanto "whuffie" você tem, o "banco" calcula citações públicas do seu nome, mede a influência dele, analisa o conteúdo das mensagens e verifica a reputação do usuário em relação a outros. Pelo site ou pelo Twitter é possível distribuir "whuffies" para conhecidos e "contratar" pessoas para lhe dar reputação/moeda. O uso do serviço online é gratuito.

Em tempo: "Whuffie" foi um termo criado pelo escritor e blogueiro Cory Doctorow no livro "Down and Out in the Magic Kingdom". Os planos do The Whuffie Bank, que diz atuar como uma organização sem fins lucrativos, é expandir o cálculo de Whuffie dos usuários para outras redes sociais, incluindo Facebook, FriendFeed e Digg.

No Top 10 de maiores "clientes" do Whuffie Bank já aparece o comediante brasileiro Rafinha Bastos, na sexta posição, com 152 mil whuffies. Na lista constam ainda músicos (Miley Cyrus, John Mayer, P. Diddy) e blogueiros (Perez Hilton), entre outros. O The Whuffie Bank é acessível no endereço thewhuffiebank.org.

Fonte: Zumo Notícias

compartilhe

publicidade