Nova política de privacidade põe Google e UE em rota de colisão
Órgãos reguladores europeus vão investigar mudança que permite uso de dados pesquisados por internautas para fins comerciais.
1 mar2012 - 09h08
(atualizado às 09h25)
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A empresa de internet Google adotou nesta quinta-feira uma nova política de privacidade, apesar dos alertas da União Europeia de que a companhia possa estar violando leis europeias. Com a nova política, dados coletados pelo serviço de buscas da Google podem ser compartilhadas com outras plataformas do grupo, como YouTube, Gmail e Blogger. Na prática, mais de 70 políticas de privacidade de diferentes sites do Google serão unificadas em uma só.
O Google disse que as novas mudanças podem produzir resultados de busca melhores para os usuários que levam em consideração o seu histórico de buscas. Mas a União Europeia anunciou que pretende investigar a nova política de privacidade da empresa.
O bloco europeu delegou à Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL), órgão que regula o setor na França, a tarefa de investigar o caso em nome do resto da Europa. A CNIL não adiantou quais seriam os pontos da nova política da Google que ferem a legislação europeia, mas disse que pretende mandar uma série de perguntas ao gigante de buscas até meados de março, como parte da investigação.
O órgão francês fez um apelo ao Google para que a companhia adie sua decisão de adotar as novas medidas. "A CNIL e as autoridades de informação da União Europeia estão muito preocupadas com a combinação de dados pessoais em diferentes serviços", afirma uma nota da entidade francesa. "Eles têm grandes dúvidas sobre a legalidade e a justiça destes processos, e se eles cumprem as leis europeias de proteção de dados."
Em resposta, o conselheiro de privacidade da Google, Peter Fleischer, disse que a empresa pretende responder a todas as preocupações da CNIL. "Como vimos diversas vezes na última semana, mesmo com nossa política de privacidade mudando a partir de 1º de março, nosso compromisso com princípios de privacidade continuam fortes como sempre", escreveu Fleischer, em um blog da empresa. O Google não acatou o pedido do órgão francês de adiar a implementação das medidas.
Entenda as mudanças
O modelo de negócios do Google é baseado no uso de dados coletados junto a seus usuários. Com estas informações, a Google consegue exibir publicidade direcionada aos internautas de acordo com os seus hábitos de navegação.
Até 1º de março, as informações dos usuários eram coletadas e mantidas separadamente por cada serviço Google. Isso significa que qualquer pesquisa no YouTube não tinha impacto na publicidade que aparece nas páginas de buscas do Google ou no serviço de e-mails, Gmail.
As novas regras de privacidade não são opcionais. A única forma de o usuário evitá-las é deixando de usar os sites da Google. As mudanças provocaram uma enxurrada de análises e recomendações em sites especializados. Uma das sugestões feitas aos usuários que não querem ser afetados pelas mudanças é entrar na parte de históricos de pesquisa de cada um dos sites, e ficar constantemente apagando tudo o que estiver ali. No caso da página de pesquisas da Google, os dados estão em http://google.com/history.
O Google montou uma estratégia de comunicação para informar seus usuários sobre todas as mudanças. Vários serviços da empresa exibiram páginas detalhadas logo que o internauta entrava nos sites. No entanto, alguns grupos criticam que as mudanças não foram bem explicadas. Uma pesquisa de opinião da YouGov revelou que 47% dos usuários do Google na Grã-Bretanha não estavam cientes da mudança na política de privacidade.
Segundo a entidade que faz campanha por mais transparência na internet, a Big Brother Watch, apenas 12% dos entrevistados disseram ter lido as novas regras. "Se as pessoas não entendem o que está acontecendo com seus dados pessoais, como elas conseguirão tomar decisões informadas sobre o uso do serviço?", disse o diretor do Big Brother Watch, que ajudou a fazer a pesquisa da YouGov. "O Google está colocando os interesses de seus anunciantes acima da privacidade dos usuários, e não deveria apressar essas mudanças antes de o público geral entender o que elas significam."
O Google divulgou nesta quinta-feira a lista dos termos mais buscados do ano, tanto no Brasil quanto no mundo. O Zeitgeist, como é chamado o ranking, reflete os assuntos relevantes e de interesse da sociedade, bem como tendências de consumo, de comportamento e culturais. Veja, nas fotos a seguir, os termos mais pesquisados no mundo e no Brasil
Foto: AFP e Getty Images / Art by Terra
Global: 1. Rebecca Black - Friday pode até ter sido chamada de a pior música de todos os tempos, mas o fato é que tirou Rebecca Black do anonimato e levou a jovem cantora do YouTube direto para as paradas de sucesso
Foto: Getty Images
Global: 2. Google Plus - Como não poderia deixar de ser, a nova rede social do Google, o Google+, não poderia ficar de fora das buscas dos usuários ávidos para descobrir mais sobre o site que poderia concorrer com o Facebook
Foto: AFP
Global: 3. Ryan Dunn - Ryan Dunn era um dos astros do programa Jackass. O comediante morreu na noite do dia 19 de junho vítima de um acidente de carro na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ryan foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos
Foto: Getty Images
Global: 4. Casey Anthony - Em 5 de julho, a americana Casey Anthony foi inocentada das acusações de ter assassinado sua filha de 2 anos. A alegação da Promotoria era de que Casey, 25 anos, teria sufocado a pequena Caylee em 2008, com fita adesiva sobre sua boca e seu nariz. Só a notícia da absolvição bastou para que o mundo todo pesquissase seu nome no Google
Foto: Getty Images
Global: 5. Battlefield 3 - Lançado em outubro deste ano, o sucesso do jogo para vídeogame Battlefield 3 não foi parar nos termos mais buscados do Google à toa. Em uma semana, o game vendeu 5 milhões de unidades
Foto: AFP
Global: 6. iPhone 5 - Durante todo o ano sites e blogs de tecnologia de todo o mundo alimentaram o rumor de que 2011 teria um iPhone 5, mas no final das contas, somente uma versão, bastante incrementada, o iPhone 4S foi anunciado por Tim Cook, novo CEO da Apple com a renúncia e posterior morte de Steve Jobs
Foto: AFP
Global: 7. Adele - Com sua voz poderosa e o hit Rolling in the Deep, a cantora britânica Adele termina o ano como artista mais vendida do iTunes, artista do ano pela 'Billboard' e sétimo termo mais pesquisado do Google
Foto: Getty Images
Global: 8. TEPCO - O termo TEPCO, mas em japonês, foi um dos procurados de 2011. TEPCO é a usina nuclear atingida pelo terremoto do dia 11 de março no Japão que foi seguido por um tsunami que matou milhares
Foto: AP
Global: 9. Steve Jobs - A morte do confudador da Apple no dia 5 de outubro levou seu nome ao topo de todos os ranking. Só no Twitter seu nome apareceu em mais de 5,5 milhões de tweets em 12 horas após o anúncio de sua morte em decorrência do câncer
Foto: AFP
Global: 10. iPad 2 - A chegada do iPad 2, anunciado por um magro Steve Jobs em dois de março, também movimentou as buscas do Google em 2011
Foto: AFP
Brasil: Pesquisas de crescimento mais rápido - O Facebook foi o primeiro colocado da categoria. Em segundo lugar veio o termo BBB11, seguido de DDTank. Rebelde e Insensato Coração aparecem na sequência. Concursos 2011, Tumblr, Brasileirão 2011, Enem 2011 e Cordel Encantado completam a lista
Foto: Getty Images
Brasil: Pessoas - A cantora Paula Fernandes, que interpreta o hit Pássaro de Fogo, foi a pessoa mais buscada pelos usuários brasileiros no Google. Os cantores Bruno Mars e Gustavo Lima completam o pódio. Bruna Surfistinha, Katy Perry e Charlie Sheen vêm em seguida, com Scarlett Johansson, Avril Lavigne e Luan Santana na sequência. Michel Teló, cantor de "Ai, se eu te pego", é o décimo mais buscado
Foto: Getty Images
Brasil: Comidas e bebidas - A comida que os brasileiros mais pesquisaram foi bolo, com a variação cupcake aparecendo em segundo lugar e bolo de caneca em quarto. A terceira posição do ranking fica para a azeitona preta. Os que pilotam o fogão completam a lista da quinta à décima posição: estrogonofe de frango, yakisoba receita (termo), batata gratinada e nhoque de batata. A vodka Grey Goose e o prato panqueca americana vêm na sequência
Foto: Getty Images
Brasil: Instruções - Brasileiros usaram o Google para descobrir como fazer uma série de coisas, sendo a mais popular do ano "fazer Facebook". "Excluir Facebook", por outro lado, foi a segunda instrução mais buscada, com "recuperar Orkut" aparecendo em quarto lugar. "Tirar passaporte", "atualizar GPS" e "apagar histórico" vêm em seguida. O ranking segue com "calcular porcentagem", "excluir Twitter", "fazer panqueca" e "passar delineador"
Foto: Facebook / Reprodução
Brasil: Letras de música - A primeira é "Pra você", de Paula Fernandes, que emplacou ainda "Não Precisa", em quarto e quinto lugar, e "Sensações", em nono. O segundo e o terceiro lugares vão para "Um Beijo" (Luan Santana) e "Efeitos" (Cristiano Araújo e Jorge). "Teus Segredos" (Fernando e Sorocaba), "Clichê" (Sorriso Maroto) e "Planos Impossíveis" (Manu Gavassi) completam a lista. Apenas a décima colocada da categoria não toca no rádio: "Pôneis Malditos", viral de uma marca e carros
Foto: YouTube / Reprodução
Brasil: Filmes - A produção Thor foi a mais pesquisada por brasileiros em 2011. Transformers 3 aparece em segundo lugar e Rio, o filme, ambientado na Cidade Maravilhosa, em terceiro. O termo "Percy Jackson" vem em quarto, com "Amanhecer, o filme" em quinto. American Pie 8, Premonição 5 e Smurfs, o filme vêm na sequência. O termo "faroeste caboclo filme" e a produção Amores possíveis fecham a lista
Foto: Getty Images
Brasil: Compras - Na categoria de termos relativos a produtos, "câmera" ficou com a primeira colocação, com "porta-retrato digital" em segundo. "Chinelos de praia", "máquinas de café" e "bichinho de pelúcia" ficam com as posições seguintes. Os eletros "máquinas de pão" e "espremedores de frutas" vêm em quinto e sexto lugar. Os demais colocados são "bote inflável", "carrinho de corrida" e kit frescobol"
Foto: Getty Images
Brasil: Esporte - A Libertadores 2011 foi a campeã de buscas no Google entre brasileiros, e o campeonato de luta UFC Rio ficou com a medalha de prata - o bronze foi para o termo "muay thai". À parte Fórmula 1 2011 em oitavo lugar, todas as outras posições têm relação com futebol: Copa América 2011, Campeonato Paulista 2011, Campeonato Carioca 2011, tabela brasileirão 2011, Campeonato Mineiro 2011 e liga futsal 2011
Foto: Getty Images
Brasil: Destinos para viagem - A cidade de Orlando, na Flórida (Estados Unidos), foi o destino que mais interessou os brasileiros neste ano. Cancún (México) e Las Vegas (EUA) vêm na sequência. A Jamaica aparece em quinto lugar, a República Dominicana em oitavo e São Petesburgo (Rússia) em décimo. Na quarta posição está o termo "melhores destinos", na sexta, "hotéis" e na sétima, "réveillon 2012 pacotes". A nona colocação é da busca "viagem barata".
Foto: Raul654/Wikimedia / Divulgação
Brasil: O que é...? - Em 2011, o que é "ética" foi a principal pergunta dos usuários do País. "Sustentabilidade", "cidadania" e "biodiversidade" vêm em segundo, terceiro e quinto lugar. "Cordel" aparece em terceiro, "empreendedorismo" em sexto e "bullings" em sétimo. "Dicionário Aurélio" foi o oitavo termo mais buscado, e "GFIP" (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) e "responsabilidade social" completam o ranking