PUBLICIDADE

'NY Times' diz que hackers chineses atacaram e invadiram seus sistemas

31 jan 2013 - 04h48
(atualizado às 06h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O jornal americano The New York Times afirmou nessa quarta-feira que, durante os últimos quatro meses, hackers chineses atacaram e se infiltraram em seu sistema de computadores, obtendo senhas de seus repórteres e outros funcionários.

Depois de rastrear os invasores para estudar seus movimentos e a se proteger contra eles, o diário, contando com o auxílio de especialistas em segurança, afirmou que os hackers foram repelidos e foi evitado que houvesse uma nova invasão em seus sistemas.

Segundo o NYT, os ataques coincidem com uma investigação do jornal publicada em outubro do ano passado, que descobriu que parentes do primeiro-ministro Wen Jiabao acumularam uma fortuna no valor de bilhões de dólares após transações comerciais.

Experts em segurança teriam reunido evidências de que hackers chineses, usando métodos que alguns consultores associaram com o Exército chinês no passado, violaram a rede do jornal. Os piratas virtuais invadiram a conta de e-mail do chefe da sucursal do NYT em Xangai, David Barboza – responsável pelo artigo sobre os parentes de Jiabao, e do seu representante para o sul da Ásia, com base na Índia, Jim Yardley, antigamente lotado em Pequim.

Jill Abramson, editor-executivo do Times, afirmou que não há evidência de que e-mails ou arquivos sensíveis sobre a história envolvendo o primeiro-ministro chinês foram acessados ou copiados.Segundo os especialistas, nenhum dado dos clientes do jornal teria sido roubado.

Questionado sobre as supostas evidências que os ataques dos hackers teriam origem na China, possivelmente de militares, o Ministério da Defesa Nacional do país asiático afirmou que as "leis chinesas proíbem qualquer ação, incluindo 'hacking', que danifique a segurança da internet", acrescentando que acusar as Forças Armadas de lançar ataques virtuais sem prova sólida é uma atitude não profissional e sem fundamento.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade