Internet

publicidade
10 de abril de 2012 • 21h10

Oscar da web ganha categoria de mídias sociais e revela indicados

Webby Awards destaca o melhor da web em cada ano em votação aberta a internautas
Foto: Divulgação
 

O Prêmio Webby, equivalente ao Oscar para a web, revelou nesta terça-feira os indicados de 2012. O The News York Times e a rádio pública americana NPR aparecem na lista ao lado de Twitter, Facebook e de outras plataformas que usam a internet para difundir conteúdos e apresentar produtos.

"Os indicados desta 16ª edição do Webby refletem a importância que a internet teve neste ano (que passou), desde as 'memes' até os vídeos virais, passando por movimentos culturais de grande criatividade", afirmou o diretor executivo do prêmio, David-Michel Davie, da Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS, na sigla em inglês), em um comunicado à imprensa.

Em 2012, uma nova categoria abriga indicados da área de mídias sociais, para valorizar o papel que tem em mudanças no "mundo real" e na relação entre as pessoas. Twitter, Facebook, YouTube, Kiva e Change.org aparecem aqui. Os veículos de imprensa também se destacam pelo número de indicações - nove, no caso da NPR, oito no do NYT e sete na da revista New Yorker. As publicações Wired Magazine e National Geographic conseguiram cinco e quatro indicações.

Nas categorias de entretenimento, os principais nomes foram os sites de humor CollegeHumor, com seis indicações, FunnyorDie, com quatro, e os artistas Ben Stiller, Matt Damon e Sean Penn, além do ex-presidente americano Bill Clinton - graças ao concerto "Uma década de diferença", com que comemorou o décimo aniversário da fundação que leva seu nome.

Os indicados receberão votos dos internautas até 26 de abril, na página especial do Webby Awards. O resultado sai no primeiro de maio, e os prêmios serão entregar no dia 21 do mês que vem, em Nova York, em uma noite de gala conduzida pelo humorista Patton Oswalt. Na ocasião, vencedores podem fazer discursos de cinco palavras, popularizados por ganhadores anteriores como Anna Wintour o Angry Birds.

Com informações da EFE.

Terra