1 evento ao vivo

Pai do criador do Reddit diz que filho foi "morto pelo governo"

16 jan 2013
15h48
atualizado às 15h50
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O pai do ativista da internet e fundador do site de notícias sociais Reddit Aaron Swartz afirmou nesta quarta-feira, durante o funeral do seu filho no subúrbio de chicago, que ele foi "morto pelo governo". Swartz, que também foi um dos criadores do RSS, que permite a assinatura de blogs e sites, foi encontrado enforcado na sexta-feira em seu apartamento em Nova York. As informações são da agência AP.

O ativista de internet Aaron Swartz morreu aos 26 anos
O ativista de internet Aaron Swartz morreu aos 26 anos
Foto: Fred Benenson/Wikimedia Commons / Divulgação

O jovem de 26 anos enfrentava acusações federais que alegavam que ele acessou ilegalmente milhões de artigos de os Instituto de Tecnologia de Massachusstes (MIT). "Ele foi morto pelo governo, e o MIT traiu todos os seus princípios básicos", disse o pai. A família já havia culpado os promotores do caso no sábado, logo depois que o suicídio de Swartz veio a público.

O empreendedor enfrentava um julgamento por acusações de roubo de milhões de artigos científicos do serviço por assinatura JSTOR e poderia ser condenado a 35 anos de prisão e multas de cerca de US$ 1 milhão.

Entenda o caso
Aaron Swartz, um dos criadores do sistema RSS e do site Reddit, cometeu suicídio em Nova York na última sexta-feira, dia 11, aos 26 anos. Ele foi encontrado em seu apartamento e, segundo o laudo médico, morreu por enforcamento.

Swartz era conhecido por ser um ativista da internet e defensor ardente da liberdade na rede. Em 2010, ele criou o DemandProgress.org, uma campanha online contra os projetos de lei americanos Sopa e Pipa, considerados pelos críticos uma forma de controle e censura na internet. Ele havia sido indiciado em julho de 2011 por um júri, acusado de realizar um download massivo de documento do JSTOR, uma plataforma online de textos e artigos acadêmicos, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), com a intenção de distribuí-los.

À época, a juíza Carmen Ortiz, do distrito de Massachusetts, afirmou que Swartz invadiu uma área restrita do MIT. "Roubo é roubo, não interessa se você usa um computador ou um pé-de-cabra, e se você rouba documentos, dados ou dólares", disse Carmen em comunicado à imprensa.

O RSS, de co-autoria de Swartz aos 14 anos, é um recurso desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades. O Reddit é um site de notícias baseado no compartilhamento social de conteúdo.

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade