PUBLICIDADE

Pela 1ª vez, internautas superam quem nunca acessou a web no Brasil

20 jun 2013 - 12h23
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez na história, o número de brasileiros de 10 anos ou mais que são usuários de internet supera o número daqueles que nunca utilizaram a web. Os dados foram revelados nesta quinta-feira pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), na pesquisa TIC Domicílios.

O número de internautas brasileiros chegou a 49% da população, enquanto as pessoas que nunca navegaram na web representa 45%. A pesquisa, realizada em mais de 17 mil domicílios em todo o País, mostra, no entanto, que ainda é muito grande a diferença na proporção de domicílios com acesso à Internet entre as áreas urbana (44%) e rural (10%).

O estudo revelou também que o acesso à internet em lanhouses caiu oito pontos percentuais e chegou a 19% em 2012, e que os domicílios continuam crescendo como o principal local de acesso à web: 74% dos usuários acessam a internet de casa.

A TIC Domicílios mostra que o número de domicílios brasileiros com acesso à internet subiu de 36% em 2011 para 40% em 2012. A região Sudeste permanece com a proporção mais alta de acessos (48%), seguida pela região Sul (47%), Centro-Oeste (39%), Nordeste (27%) e Norte (21%). O maior crescimento foi registrado no  Nordeste que passou de 21% em 2011 para 27% em 2012.

Entre os domicílios que têm computador, a metade deles tem um computador portátil. A proporção de usuários de telefone celular que acessam a internet pelo dispositivo cresceu em 2012, alcançando 24%. em 2011, esse número era de 18%.

Proporcionalmente, a maioria dos indivíduos que nunca usaram a internet vive na zona rural (77%), mas em números absolutos a maioria está na zona urbana (56 milhões de pessoas). O acesso a essas tecnologias na área rural permanece praticamente estável ao longo da série histórica, em 18%, desde 2008.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade