Internet

publicidade
04 de abril de 2011 • 16h10

Pesquisa aponta fatores que elegem os Trending Topics do Twitter

O levantamento aponta que cerca de 31% dos TTs são retuitados e que 72% dos retuítes vêm de grandes veículos
Foto: AFP
 

Uma das ambições atuais do mundo tecnológico é entrar para os Trending Topics (TTs) do Twitter, lista dos temas mais comentados no microblog. Um estudo feito pelo HP Labs procurou desvendar os fatores que levam o Twitter a eleger os TTs. Uma das conclusões da empresa é de que o algorítimo que estabelece os TTs está mais focado no assunto e no alcance dos tuítes do que na quantidade de vezes que o assunto foi tuitado.

O levantamento feito pela HP Labs aponta que cerca de 31% dos TTs são retuitados e que 72% dos retuítes vêm de grandes veículos de imprensa como CNN (@cnnbrk) ou The New York Times (@nytimes). A equipe analisou mais de 16 milhões de tuítes de 3 mil TTs diferentes, entre setembro e outubro de 2010.

A partir desses dados, a HP afirma ter descoberto que "os tuítes de influenciadores têm pouco efeito sobre os TTs, pois, na maioria das vezes, eles vêm de notícias tuitadas pelos principais veículos de imprensa que estão no microblog". Dessa forma a mídia tradicional ainda é responsável por impulsionar os assuntos listados e não o contrário.

Segundo informações fornecidas pela assessoria de imprensa da HP, a influência e a passividade no Twitter também foram foco de pesquisa nos laboratórios do Vale do Silício. Em 2010, a HP analisou mais de 22 milhões de tweets, o que levou à criação do algoritmo IP, que mede os dois quesitos abordados. Alguns indicadores foram determinados para estabelecer o nível de influência como, por exemplo, o nº de menções, RT¿s e replays.

O que o estudo indica é que a correlação entre popularidade e influência é mais fraca do que se imaginava. O que significa que um grande número de seguidores não se converte em influência se os "followers" não retuítam suas mensagens. A partir de um algoritmo que calcula a pontuação de "influência relativa e de passividade de cada usuário", o relatório listou o top 10 de usuários mais influentes do microblog: @mashable, @jokoanwar, @google, @aplusk, @syfy, @smashingmag,@michellemalkin, @theonion, @rwwe o @breakingnews.

Terra Terra