PUBLICIDADE

Pesquisa da comScore mostra Orkut ainda líder no Brasil

16 set 2011 - 16h39
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Ismael Cardoso

Menos de uma semana depois de o Ibope divulgar sua mais recente pesquisa de audiência de internet afirmando que o Facebook ultrapassou o número de usuários do Orkut no País, a comScore lançou na quinta-feira novos dados que apontam o contrário. Segundo a empresa de pesquisa, mesmo que o Facebook tenha diminuído a diferença para a rede do Google, o Orkut segue líder no País.

Números da comScore indicam que supremacia do Orkut ainda não terminou
Números da comScore indicam que supremacia do Orkut ainda não terminou
Foto: Divulgação

De acordo com os dados da comScore, o Orkut teve, em agosto, mais de 37,1 milhões de visitantes únicos, enquanto o Facebook teve 28,5 milhões. O crescimento do Facebook, de julho para agosto, foi de 10%, contra apenas 2% do Orkut. Em um ano, a rede social de Zuckerberg cresceu 214%, enquanto o Orkut viu seu número de usuários aumentar apenas 20% de agosto de 2010 a agosto de 2011.

Na semana passada, por outro lado, o Ibope divulgou que o Facebook, maior rede social do mundo, finalmente havia ultrapassado o Orkut, serviço queridinho dos brasileiros, no País. De acordo com a pesquisa, o Facebook alcançou em agosto 30,9 milhões de usuários únicos, com o Orkut se mantendo praticamente estável em 29 milhões.

Além da diferença nos números das duas pesquisas, os dados oficiais vão contra tudo isso. O Facebook divulgou em agosto que tem 25 milhões de usuários brasileiros, enquanto o Orkut, com 84 milhões de usuários mundialmente, tem pouco mais de 43 milhões de membros no Brasil.

A discrepância entre os números dos dois institutos pode ser explicada pela diferença entre as metodologias, já que os dados são obtidos através da análise de uma amostra de usuários, não da população inteira da internet no País.

O vice-presidente da comScore na América Latina, Alex Banks, disse ao Terra que a amostra da comScore é de mais de 50 mil usuários no País. Os painelistas mudam a cada seis a 12 meses, de acordo com Banks, divididos entre casa e trabalho. "Nosso painel é muito grande e muito diverso, e o Brasil é um dos cinco maiores painéis da comScore no mundo", afirma. A escolha da amostra é baseada em informações do Comitê Gestor da Internet e de outras pesquisas que mostram as características da população online do Brasil.

Já a metodologia do Ibope, segundo documento divulgado no site do instituto, é de 18 mil painelistas, escolhidos aleatoriamente entre casa e trabalho, distribuídos de acordo com a Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade