PUBLICIDADE

Pesquisa rastreia olhar de usuários de busca do Google

11 fev 2009 - 09h02
(atualizado às 09h15)
Compartilhar

Após um grupo de estudos chegar à conclusão de que os usuários da busca do Google tomam decisões inconscientes a respeito do melhor site pesquisado, a empresa agora pesquisa aonde vai o olhar do quem utiliza seus serviços.

Um vídeo no YouTube demonstra os resultados da pesquisa feita pelo Google
Um vídeo no YouTube demonstra os resultados da pesquisa feita pelo Google
Foto: Reprodução

» ONGs criticam novo sistema "espião" do Google

» Celular do Google facilita rastrear o usuário, diz jornal

» Nova ferramenta do Google permite mergulho virtual no oceano

De acordo com o site Tech Crunch, o grupo de Pesquisa com Experiência do Usuário divulgou no blog oficial da Google que está realizando uma série de testes e experiências relativas ao rastreamento do olhar, com o intuito de aumentar a usabilidade e a efetividade dos resultados das buscas feitas no site.

Para realizar os testes, o Google possui hardwares e softwares especiais que seguem os olhos dos participantes enquanto estes realizam uma busca.

Os resultados preliminares dos testes revelam o óbvio. Os links mais acessados e visíveis são os dois primeiros do resultado da busca, e o usuário segue a ordem de cima para baixo, percebendo e clicando em mais de cinco links da busca, absorvendo casa vez menos texto dos resultados seguintes.

"Baseados em estudos de rastreamento do olhar, sabemos que as pessoas tendem a observar os resultados da pesquisa em ordem. Eles começam no primeiro resultado e continuam descendo a lista até encontrarem um resultado que considerem útil e cliquem nele ¿ ou até decidirem refinar a pesquisa", disseram Anne Aula e Kerry Rodden da Google ao site Information Week.

"Porém, a maior parte dos usuários encontra o que procurava logo nos dois primeiros resultados", declararam as pesquisadoras.

Um vídeo no YouTube mostra o funcionamento do mecanismo no serviço de busca de imagens Google Images. A demonstração pode ser vista pelo atalho http://tiny.cc/siaEg.

Fonte: Magnet
Compartilhar
TAGS
Publicidade