PUBLICIDADE

Pessoas são detidas no Marrocos por publicar vídeo que incita ao terrorismo

22 nov 2014 - 23h29
Compartilhar

Três pessoas foram detidas neste sábado em Berkane, noroeste do Marrocos, por publicar um vídeo na internet no qual se incitava ao terrorismo, informou em comunicado o Ministério do Interior do país africano.

O comunicado diz que no vídeo, identificado no canal YouTube e que tem como título "a aparição dos soldados do califado islâmico", estas três pessoas falam de Abu Bakar al Baghdadi, líder do Estado Islâmico (EI).

Além disso, o comunicado acrescenta que os três homens "ameaçam realizar atos criminosos, assassinatos e torturas da mesma forma como os cometidos pelos combatentes do EI".

Segundo o Ministério do Interior, os detidos, que serão apresentados à Justiça quando as investigações terminarem, planejavam viajar para a Líbia através da Argélia antes de se unir ao EI na Síria e Iraque para receber treino militar e retornar ao Marrocos.

O Marrocos trava uma luta implacável contra o jihadismo, inclusive o que se encontra em estado nascente ou de mera intenção, e em outubro anunciou a entrada em vigor de um dispositivo de alerta batizado de Hadar (precaução) a fim de reforçar a proteção dos lugares estratégicos do país, assim como o turismo.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade