2 eventos ao vivo

PNBL não contribui para aumento de acessos banda larga, diz IDC

21 set 2011
14h46
atualizado às 15h12
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

A International Data Corporation (IDC) Brasil divulgou na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, um estudo inédito que aponta 20 milhões de acessos à internet banda larga no País. A pesquisa contabiliza números de acesso, mas não o de usuários, que seriam entre três e quatro para cada ponto de acesso. Segundo o analista de Telecom Samuel Carvalho, o Plano Nacional de Banda Larga o plano nacional de banda larga não contribui decisivamente para o crescimento dos acessos.

Analista de Telecom Samuel Carvalho avalia que o PNBL não contribui decisivamente para o crescimento dos acessos
Analista de Telecom Samuel Carvalho avalia que o PNBL não contribui decisivamente para o crescimento dos acessos
Foto: Aloisio Maurício / Terra

"Vemos pouco impacto do plano, até porque até agora não teve grande oferta de banda larga. A ideia do plano era incrementar esta banda larga, mas não verificamos ainda este impacto de forma marcante", disse o consultor.

Segundo Carvalho, 10% da população do País já tem cobertura em banda larga no território nacional. "Nossa estimativa é de cerca de 70 milhões de usuários, desconsiderando acesso por iPhone", disse Carvalho.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, 8 milhões são os acessos de plataformas móveis, e a tendência é de que estes acessos cresçam mais que os de banda larga fixa. A velocidade média de 50% dos planos de banda larga contratados é entre 1 e 4 megabytes. Os consultores do IDC alegaram não poder apresentar dados detalhados do estudo porque ele está disponível para venda.

Fonte: Terra
publicidade