9 eventos ao vivo

Predominância de homens pode influenciar conteúdo da Wikipédia

20 abr 2012
07h47

Uma pesquisa feita pela Media Foundation Barcelona mostra que o grande número de editores homens da Wikipédia pode influenciar no conteúdo disponível da enciclopédia online. A equipe comparou biografias de personalidades em 15 línguas e encontrou as cinco mais linkadas no site em cada uma delas. Dos 75 nomes que surgiram, apenas três eram mulheres.

Apenas 15% dos editores do site são mulheres, segundo pesquisa feita no ano passado
Apenas 15% dos editores do site são mulheres, segundo pesquisa feita no ano passado
Foto: AFP

Para Pablo Aragão, que chefiou o estudo, a disparidade é intrigante e tem uma possibilidade óbvia: que a diferença na quantidade entre homens e mulheres editando a enciclopédia se converta em uma diferença no número de biografias masculinas e femininas conectadas.

Em janeiro do ano passado, a Wikipédia lançou um esforço para aumentar a participação feminina na edição de verbetes da enciclopédia online. Um estudo feito pela Wikimedia, fundação que mantém o site, apontou que apenas 15% dos centenas de milhares de editores do site são mulheres. A organização quer aumentar esse número para 25% até 2015.

O esforço não é para simplesmente em ampliar a diversidade somente pela diversidade, mas pretende melhorar a qualidade da enciclopédia. "Trata-se de garantir que a enciclopédia seja tão boa quanto possa ser. A diferença entre a Wikipédia e outros produtos é que editorialmente wikipedistas não são profissionais, eles só são convidados a trazer o que sabem. Todo mundo traz sua migalha de informação para a mesa. Se não estiverem na mesa, não nos beneficiamos com sua migalha", disse Sue Gardner, diretora-executiva da fundação, à época.

A diferença entre os sexos, segundo Sue, pode trazer disparidade no tratamentos entre diversos assuntos. De acordo com o jornal, o verbete da série Sex and the City, por exemplo, inclui apenas um breve resumo de duas ou três frases de cada episódio, enquanto o verbete da série Os Sopranos inclui longos artigos detalhados sobre cada episódio.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade