1 evento ao vivo

Preso hacker vinculado ao Anonymous por ataque à Sony

22 set 2011
19h39
atualizado em 23/9/2011 às 11h16

Um membro de um grupo de hackers vinculado ao Anonymous foi preso nesta quinta-feira por sua suposta participação em um amplo ciberataque no fim de maio contra a filial Sony Pictures do grupo japonês Sony, informaram autoridades.

Cody Kretsinger, 23 anos, foi preso pela polícia federal em Phoenix, Arizona (oeste dos EUA), por sua suposta vinculação com um ataque à Sony Pictures entre 27 de maio e 2 de junho, reivindicado no site do grupo de hackers LulzSec.

"Acredita-se que Kretsinger, também conhecido com o psudônimo de 'recursion', é ou era membro do LulzSec", afirmou o FBI. De acordo com a acusação federal, LulzSec é um grupo de hackers conhecido por sua proximidade com o coletivo internacional de hackers Anonymous.

Em 2 de setembro, Kretsinger foi acusado de conspiração e inabilitação não autorizada de um computador protegido. A acusação foi divulgada nesta quinta-feira, mesmo dia da prisão.

Segundo o texto, o jovem se registrou em um serviço "proxy" para "tentar esconder suas atividades na internet" e, junto a colaboradores, examinou as vulnerabilidades do sistema da Sony Pictures, obteve informação confidencial, distribuiu essas informações no site do LulzSec e anunciou o ataque no Twitter.

Se for considerado culpado, Kretsinger poderá pegar até 15 anos de prisão.

Em 2 de junho deste ano, o LulzSec reivindicou o roubo de mais de 1 milhão de palavras-chave, identificações de mensagens eletrônicas e outros dados do site SonyPictures.com algumas semanas depois de um ataque semelhante conduzido contra o gigante japonês.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

publicidade