PUBLICIDADE

Primeiro spam faz 35 anos; relembre outros "pioneiros" da web

3 mai 2013 - 09h43
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mensagem enviada em 3 de maio de 1978 por um encarregado do marketing da extinta companhia DEC para cerca de 400 pessoas é considerada o primeiro spam da história. A praga virtual completa nesta sexta-feira 35 anos. Naquela primeira mensagem,o funcionário Gary Thuerk enviou um e-mail tentando vender computadores para um grande número de endereços da ARPAnet, a primeira rede operacional de computadores, irritando muita gente. 

O nome "spam" nasceu de uma cena do grupo britânico de humor Monty Python, em que um grupo de vikings em um restaurante gritam o nome d carne enlatada "Spam" inúmeras vezes. Brad Templeton, autor de vários estudos sobre o assunto, diz que vem daí o sentido do termo: algo que se repete vezes e vezes de maneira excessiva e enervante.

Apesar de mensagem enviada em 1978, a tentativa de vender um computador foi feita sem más intenções. O primeiro spam enviado com objetivos comerciais data de abril de 1994, aceito como o primeiro envio em massa de e-mails de propaganda não solicitados. Membros de mais de 6 mil grupos de discussão da Usenet receberam o mesmo e-mail, com uma propaganda para usar os serviços jurídicos de Laurence Canter e Martha Siegel.

Quer saber qual foi o primeiro e-mail, o primeiro emoticon ou a primeira foto da internet? Relembre na galeria outros "primeiros" da web.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade