PUBLICIDADE

"Queda" do monopólio do Facebook? 40% estão em outra rede social

18 mai 2012 - 18h01
Compartilhar

No dia em que o Facebook estreia na bolsa de Nasdaq como empresa pública, em pregão fechado com alta tímida e abaixo da expectativa do mercado, a comScore divulgou um estudo que mostra que 40% dos usuários da plataforma de Mark Zuckerberg também estão em outra rede social. No ano passado, o mesmo estudo, segundo o Mashable, indicava que apenas 20% dos usuários se conectavam a outros sites.

Rede social tem 901 milhões de usuários e estreou na bolsa de Nasdaq nesta sexta-feira
Rede social tem 901 milhões de usuários e estreou na bolsa de Nasdaq nesta sexta-feira
Foto: AFP

A segunda rede social mais popular é o Twitter, usada por 23,8% dos usuários que estão presentes em outras comunidades online além do Facebook. O LinkedIn chega em segundo lugar, com percentual não muito inferior, de 20,3%. E o terceiro lugar é o Google+, onde 16,6% encontram seu segundo perfil na web. Tumblr, com 13,9%, e Pinterest, com 12%, completam o ranking de cinco primeiros.

Além de acessaram a concorrência, os usuários do Facebook também usam muito seus e-mails - quase 100% deles, segundo a pesquisa -, e não parecem ter comprado a ideia da companhia de Menlo Park de deixar que as mensagens da rede substituam o endereço eletrônico tradicional. O Yahoo! é o mais popular (44%), seguido do Gmail (35,5%) e do AOL Mail (12,6%).

Os dados não significam que o Facebook está em declínio, assim como o desempenho da companhia em seu primeiro dia de pregão não implicam em fracasso na negociação de ações. Mas podem servir de indício de que a rede social pode, sim, se enfrentada por concorrentes. A compra do Instagram, por exemplo, é tida como um movimento menos para "permitir aos usuários aumentar seu nível de engajamento e compartilhamento de fotos em dispositivos móveis", como descreveu o Facebook, e mais como uma forma de "juntar-se ao inimigo", que já somava mais de 30 milhões de usuários de aplicativos em smartphones.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade