0

Rede social 'Google Circles' pode ser lançada em maio; ou não

14 mar 2011
11h36
atualizado às 11h41
  • separator

No último domingo, o rumor de que o Google estaria preparando o lançamento de uma rede social chamada 'Google Circles' tomou conta da internet. Tudo parece ter começado com o site ReadWriteWeb afirmando que a novidade seria lançada na South by Southwest (SXSW), uma conferência e festival de música, filmes e interatividade realizada em Austin, no Texas, de 11 a 20 de março. Como na internet nada é de ninguém, a informação logo foi parar em outros sites e blogs de tecnologia. Entretanto, no mesmo dia, Chris Messina disse a uma repórter do All Things Digital que "não sabia do que estavam falando". Messina não é qualquer um no Google: ele é advogado e desenvolvedor e aconselha a equipe de produtos sociais do Google em várias questões.

O Twitter nasceu da Odeo, uma companhia de serviço de podcasting fundado por Evan Williams, ex-funcionário do Google
O Twitter nasceu da Odeo, uma companhia de serviço de podcasting fundado por Evan Williams, ex-funcionário do Google
Foto: AFP

De acordo com o Business Insider, que também repercutiu o boato dominical, a confusão a respeito da existência do 'Google Circles' tomou grandes proporções quando o editor Tim O'Reilly, fundador do O'Reilly Media, postou um tuite dizendo que tinha visto a nova rede social do Google. Em seus 140 caracteres, ele disse que o 'Google Circles' era algo "assombroso", apenas "a ponta do iceberg". Mais tarde, Tim O'Reilly disse que o que tinha visto eram pesquisas de algum tempo.

Verdade ou não, a questão é que o boato continua forte. Nesta segunda-feira, o site The Next Web, que já havia escrito um artigo sobre o rumor 'Google Circles' publicou um texto no qual diz que a rede social será lançada em maio. Na sexta-feira, o próprio The Next Web já havia sinalizado que uma novidade era esperada para maio, no evento de desenvolvedores do Google, o Google I/O, marcado para os dias 10 e 11 de maio. Chamade de'Google Me' pelo site, a novidade, em realidade (rufem os tambores), seria o tal 'Google Circles'.

Em setembro, o CEO do Google Eric Schmidt teria dito, ainda segundo o The Next Web, que os produtos do Google se tornariam mais social, mas pouco se viu nesse sentido. Entretanto, se o Google der continuidade à tradição de fazer grandes lançamentos em sua conferência, como lembra o site, algo realmente novo deve surgir em maio. Há dois ano, foi o Google Wave, no ano passado, foi o Google TV, neste ano, é esperar para ver se existe um 'Google Circles' de fato. A rede social, se ela existir, oferecerá serviço de foto, vídeo e compartilhamento de mensagens de status. "Tudo que os usuários compartilham em círculos será compartilhado em círculos mais adequados, de acordo com seus contatos sociais da vida, e não com todos seus contatos em massa", explicou o ReadWriteWeb.

Veja também:

Por que o Facebook bloqueou conteúdos na Austrália?
Fonte: Terra
publicidade